sicnot

Perfil

País

Portugal continental em risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Todas as regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), bem o Funchal e Porto Santo, na Madeira e Ponta Delgada, nos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Kai Pfaffenbach / Reuters

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Funchal e Porto Santo (Madeira), Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada (Açores) , estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Santa Cruz, Horta e Angra do Heroísmo, nos Açores, são as únicas regiões do país que se encontram com índice moderando de exposição, contrastando com as restantes regiões do continente e ilhas.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior da região Centro durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

No final do dia, prevê-se que o céu se torne geralmente muito nublado no litoral.

O vento tende a soprar fraco, soprando moderado (25 a 35 km/h) de nordeste nas terras altas do interior até ao início da manhã, tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste durante a tarde.

Pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima no litoral.

Já para a região sul, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, mais prováveis no Baixo Alentejo e Algarve, onde poderão ser acompanhados de trovoada.

O vento será fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante oeste durante a tarde.

Pequena descida da temperatura máxima no litoral.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 26 graus Celsius previstos em Sagres, a cidades com temperatura mais baixa hoje, contrastando com os 38 de máximas previstos para Évora e Beja, as cidades mais quentes.

Em Lisboa, vão variar entre 22 e 34 graus Celsius, em Bragança entre 14 e 34, em Viseu entre 18 e 34, em Coimbra 17 e 33, na Guarda 19 e 31, Portalegre entre 24 e 36, Évora entre 20 e 38, Beja entre 21 e 38, em Faro 24 e 29, em Santarém entre 19 e 35, no Funchal entre 21 e 28, em Ponta Delgada entre 18 e 25, em Angra do Heroísmo entre 19 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.