sicnot

Perfil

País

Ministério da Saúde suspende negociações com enfermeiros devido à greve

O Ministério da Saúde suspendeu "as negociações que se encontravam em curso" com os enfermeiros, face à greve que considera "sem qualquer consequência prática" que estes profissionais estão hoje a realizar em Lisboa e Vale do Tejo.

© Mike Blake / Reuters

Em comunicado, o Ministério da Saúde começa por lamentar a greve de hoje dos enfermeiros na Região de Lisboa e Vale do Tejo e a marcada para quarta-feira no Alentejo e no Algarve na próxima quinta-feira.

Trata-se, segundo o Ministério da Saúde, de "uma decisão que afeta apenas e mais uma vez as unidades de saúde do sector público, privando os utentes que mais precisam do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", lê-se no comunicado.

"Esta paralisação, no presente momento, causa estranheza sobretudo porque estava em curso um processo negocial com vista à decisão de um conjunto de matérias que o SEP vinha solicitando há muito - nomeadamente a harmonização das remunerações dos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT) que se encontravam abaixo do valor de entrada em contrato de trabalho em funções públicas, isto é abaixo de 1.200", prossegue o documento.

Segundo este ministério, as negociações em curso visam a regulamentação de matérias relativas aos enfermeiros com CIT, nomeadamente a avaliação de desempenho, a tramitação de procedimento de concurso, a harmonização remuneratória dos enfermeiros com CIT e a organização e tempo de trabalho.

"O Ministério da Saúde também estranha esta greve, pois ao longo das reuniões de trabalho realizadas não foram evidenciadas discordâncias insanáveis que comprometessem um acordo final".

Face ao "rompimento das negociações por parte da Comissão Negociadora dos Sindicatos dos Enfermeiros (CNESE) e mediante a realização de uma greve sem qualquer consequência prática", o Ministério da Saúde decidiu proceder "à suspensão das negociações que se encontravam em curso".

Entretanto, em conferência de imprensa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse que estes profissionais vão estender a greve regional ao Norte e Centro do país ainda durante este mês.

À porta do Hospital de São José, em Lisboa, uma das instituições "mais afetadas pela greve dos enfermeiros", o dirigente do SEP José Carlos Martins disse aos jornalistas que a adesão no turno da noite em Lisboa, Santarém e Setúbal foi de 77,3 por cento e de 77,2 por cento no turno da manhã.

Ao nível das unidades de saúde, e em Lisboa, o Hospital Pulido Valente regista uma adesão de 41 por cento, o de São José 94 por cento e o de Santa Marta de 63,6 por cento.

No Hospital das Caldas da Rainha a adesão é de 83,8 por cento e de 83,5 por cento no Outão.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.