sicnot

Perfil

País

PJ deteve suspeito de atear dois incêndios florestais na Póvoa de Varzim

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do "presumível autor" de dois crimes de incêndio florestal, "por motivos fúteis e num quadro de diversão", numa freguesia do concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto.

Nuno Andre Ferreira

Em comunicado, a PJ explica que o homem, de 20 anos, atuou "por motivos fúteis e num quadro de diversão" quando, ao deslocar-se de bicicleta "por caminhos florestais próximos do local de residência", usou um isqueiro para iniciar "dois focos de incêndio florestal".

Segundo fonte ligada à investigação, o jovem afirmava querer vir a ser bombeiro.

No incêndio de maiores proporções, "arderam cerca de 117 hectares de floresta, composta por eucaliptal e pinheiro", acrescenta a PJ.

"Os prejuízos resultantes de tal comportamento foram elevados e causaram grande alarme social na zona, só não tendo atingido outra manchas florestais dado a sua deteção e combate efetuado pelos bombeiros", destaca aquela força policial.

Quanto ao incêndio de pequena dimensão, a PJ refere que atingiu meio hectare de floresta.

No comunicado, a PJ afirma que a operação foi desenvolvida pela Diretoria do Norte, que "identificou e deteve o presumível autor da prática de dois crimes de incêndio florestal, ocorridos ao final da manhã dos dias 18 e 19 de maio".

"O detido, de 20 anos de idade, cantoneiro inativo, sem antecedentes policiais, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas", revela a PJ.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..