sicnot

Perfil

País

Reforçados meios de combate a fogo no Parque da Serra da Estrela

O incêndio que lavra no Parque Natural da Serra da Estrela desde a tarde de segunda-feira está a ser combatido por 242 operacionais, auxiliados por 71 viaturas e cinco meios aéreos e estão a caminho do local reforços.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, "estão a caminho" do teatro de operações quatro grupos de combate, de Aveiro, de Coimbra e de Leiria.

Cada grupo de combate é formado por 30 operacionais e uma dezena de veículos.

O trabalho dos bombeiros está a ser dificultado pelos sucessivos reacendimentos, pelos maus acessos à área atingida pelas chamas e pelo vento, que sopra com constantes mudanças de direção, disse à agência Lusa, a mesma fonte.

"Não há povoações ameaçadas" pelo fogo florestal, cujo alerta foi dado às 14:46 de segunda-feira, na Senhora do Monte, na União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, concelho de Gouveia, mas que, entretanto, alastrou, ao final do dia, para o concelho de Manteigas, igualmente no distrito da Guarda.

A maior preocupação dos bombeiros relacionava-se, pelas 18:00 de hoje, com a frente que avança no sentido das Penhas Douradas (onde se localiza uma pousada), resultante de um reacendimento.

Lusa

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20