sicnot

Perfil

País

Reforçados meios de combate a fogo no Parque da Serra da Estrela

O incêndio que lavra no Parque Natural da Serra da Estrela desde a tarde de segunda-feira está a ser combatido por 242 operacionais, auxiliados por 71 viaturas e cinco meios aéreos e estão a caminho do local reforços.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, "estão a caminho" do teatro de operações quatro grupos de combate, de Aveiro, de Coimbra e de Leiria.

Cada grupo de combate é formado por 30 operacionais e uma dezena de veículos.

O trabalho dos bombeiros está a ser dificultado pelos sucessivos reacendimentos, pelos maus acessos à área atingida pelas chamas e pelo vento, que sopra com constantes mudanças de direção, disse à agência Lusa, a mesma fonte.

"Não há povoações ameaçadas" pelo fogo florestal, cujo alerta foi dado às 14:46 de segunda-feira, na Senhora do Monte, na União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, concelho de Gouveia, mas que, entretanto, alastrou, ao final do dia, para o concelho de Manteigas, igualmente no distrito da Guarda.

A maior preocupação dos bombeiros relacionava-se, pelas 18:00 de hoje, com a frente que avança no sentido das Penhas Douradas (onde se localiza uma pousada), resultante de um reacendimento.

Lusa

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.