sicnot

Perfil

País

Vinte regiões portuguesas com risco muito alto de exposição aos ultravioletas

Vinte regiões apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

19 de março de 2015: Pôr-do-sol em Sieversdorf, na Alemanha. Na próxima sexta-feira, dia 20 de março, a lua vai mover-se em frente do sol e escurecer os céus. Não haverá eclipse total do sol na Alemanha.

19 de março de 2015: Pôr-do-sol em Sieversdorf, na Alemanha. Na próxima sexta-feira, dia 20 de março, a lua vai mover-se em frente do sol e escurecer os céus. Não haverá eclipse total do sol na Alemanha.

PATRICK PLEUL

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real e Horta, nos Açores, estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Santa Cruz, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, nos Açores, são as únicas regiões do país que se encontram com índice moderado de exposição, contrastando com as restantes regiões do continente e ilhas.

Por seu turno, Viana do Castelo, Funchal e Porto Santo, na Madeira, apresentam risco moderado.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral até ao fim da manhã, podendo persistir ao longo do dia em alguns locais.

O Instituto prevê a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até meio da manhã.

Já o vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado (20 a 35 km/h) durante a tarde, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.

Descida de temperatura, em especial da máxima.

Para a região sul, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, apresentando-se pouco nublado ou limpo durante a tarde.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) a partir da tarde, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas. Descida de temperatura.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius previstos em Viana do Castelo e Porto, as cidades com temperatura máxima mais baixa hoje, contrastando com os 33 de máxima prevista para Évora, cidade mais quente.

Em Lisboa, vão variar entre 18 e 28 graus Celsius, em Bragança entre 18 e 33, em Viseu entre 14 e 29, em Coimbra 17 e 27, na Guarda 17 e 28, Portalegre entre 18 e 31, Évora entre 16 e 33, Beja entre 15 e 32, em Faro 20 e 27, em Santarém entre 17 e 30, no Funchal entre 22 e 28, em Ponta Delgada entre 20 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 22.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu com períodos de muita nebulosidade, prevendo também aguaceiros a partir da tarde, enquanto o vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) de nordeste.

Já para os Açores, e para os três grupos de ilhas, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado. Aguaceiros fracos mais prováveis com abertas a partir da tarde durante a madrugada e manhã, enquanto o vento soprará de norte muito fresco (40/50 km/h), com rajadas até 60km/h rodando para nordeste e tornando-se moderado (20/30 km/h) à noite.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC