sicnot

Perfil

País

Identificado menor de 13 anos suspeito de atear fogo em Vouzela

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou hoje ter identificado um jovem, de 13 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal no passado dia 09 em Vouzela, no distrito de Viseu.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

SIC

Segundo a PJ, o incêndio, que ocorreu na tarde do passado domingo, no lugar de Cercosa, em Campia, concelho de Vouzela, teve início na orla de uma mancha florestal contínua, composta por pinheiros bravos e eucaliptos.

De acordo com os investigadores, o presumível incendiário terá ateado o fogo com recurso a fósforos, através de chama direta na abundante vegetação seca que lá se encontrava.

"Apenas a pronta deteção do início do fogo permitiu um rápido e eficaz combate do mesmo por várias corporações de bombeiros e dois meios aéreos, fazendo com que o mesmo não atingisse proporções de relevo, já que se está em presença de uma mancha florestal de elevada área e densidade", refere o comunicado da PJ.

As autoridades não conseguiram determinar qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos em investigação.

O suspeito foi identificado com a colaboração do Serviço de Proteção do Ambiente e Natureza da GNR de Viseu e o inquérito foi remetido às autoridades judiciárias na comarca de Viseu.

A idade do presumível autor não permite em relação ao mesmo o prosseguimento do processo-crime, prevendo a lei o processo específico tutelar educativo.

Lusa

  • PJ já constituiu 67 arguidos suspeitos de atearem incêndios
    1:56

    País

    Só este ano já arderam quase 30 mil hectares de floresta. Suspeita-se que a maior parte dos fogos tenha mão criminosa . Desde Janeiro, a Polícia Judiciária já constitui 67 arguidos pelo crime de incêndio florestal, um número três vezes superior ao do ano passado. Ficaram detidas 36 pessoas.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.