sicnot

Perfil

País

Dois detidos em operação da PSP nos aeroportos nacionais na quinta-feira

Duas pessoas foram detidas e outras 379 identificadas numa operação realizada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na quinta-feira nos aeroportos dos Açores, Madeira, Lisboa, Porto e Faro, anunciou hoje esta força de segurança.

Interior do novo terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais

Interior do novo terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais

© KCNA KCNA / Reuters

A Operação Pégasus II, a segunda do género deste ano, decorreu entre as 00:00 e as 24:00 de quinta-feira.

Em Lisboa, a PSP deteve em flagrante delito um taxista de 55 anos pelo crime de especulação, por ter transportado uma turista do aeroporto de Lisboa para o Terminal Rodoviário de Sete Rios e "ter exigido um valor superior ao constante na tabela de preços em vigor", explica a PSP em comunicado.

Já nos Açores, foi detido um homem estrangeiro, de 24 anos, por posse de arma ilegal, "mais concretamente uma munição de calibre 09 milímetros", lê-se na mesma nota.

Além disso, foram identificadas 379 pessoas, fiscalizadas 358 viaturas e realizadas 10 ações de informação e visibilidade, adianta a PSP.

Realizaram-se ainda 48 operações de fiscalização de âmbito rodoviário, segurança privada e controlo de acesso de passageiros e bagagens.

A operação envolveu mais de 150 polícias, que estiveram essencialmente atentos à posse de armas, estupefacientes, artigos roubados e aos cidadãos em situação ilegal, disse à agência Lusa na quinta-feira o porta-voz da direção nacional da PSP, Paulo Ornelas Flor.

O objetivo era "conferir uma maior visibilidade à nossa intervenção no âmbito da segurança aeroportuária, quer na parte internacional dos aeroportos, quer na parte nacional onde as pessoas estão mais habituadas a ter um contacto mais próximo com a Polícia de Segurança Pública, nomeadamente nas chegadas e partidas dos terminais e nos acessos às infraestruturas aeroportuárias", acrescentou Paulo Ornelas Flor.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.