sicnot

Perfil

País

Dois detidos em operação da PSP nos aeroportos nacionais na quinta-feira

Duas pessoas foram detidas e outras 379 identificadas numa operação realizada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na quinta-feira nos aeroportos dos Açores, Madeira, Lisboa, Porto e Faro, anunciou hoje esta força de segurança.

Interior do novo terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais

Interior do novo terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais

© KCNA KCNA / Reuters

A Operação Pégasus II, a segunda do género deste ano, decorreu entre as 00:00 e as 24:00 de quinta-feira.

Em Lisboa, a PSP deteve em flagrante delito um taxista de 55 anos pelo crime de especulação, por ter transportado uma turista do aeroporto de Lisboa para o Terminal Rodoviário de Sete Rios e "ter exigido um valor superior ao constante na tabela de preços em vigor", explica a PSP em comunicado.

Já nos Açores, foi detido um homem estrangeiro, de 24 anos, por posse de arma ilegal, "mais concretamente uma munição de calibre 09 milímetros", lê-se na mesma nota.

Além disso, foram identificadas 379 pessoas, fiscalizadas 358 viaturas e realizadas 10 ações de informação e visibilidade, adianta a PSP.

Realizaram-se ainda 48 operações de fiscalização de âmbito rodoviário, segurança privada e controlo de acesso de passageiros e bagagens.

A operação envolveu mais de 150 polícias, que estiveram essencialmente atentos à posse de armas, estupefacientes, artigos roubados e aos cidadãos em situação ilegal, disse à agência Lusa na quinta-feira o porta-voz da direção nacional da PSP, Paulo Ornelas Flor.

O objetivo era "conferir uma maior visibilidade à nossa intervenção no âmbito da segurança aeroportuária, quer na parte internacional dos aeroportos, quer na parte nacional onde as pessoas estão mais habituadas a ter um contacto mais próximo com a Polícia de Segurança Pública, nomeadamente nas chegadas e partidas dos terminais e nos acessos às infraestruturas aeroportuárias", acrescentou Paulo Ornelas Flor.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.