sicnot

Perfil

País

Dois detidos em operação da PSP nos aeroportos nacionais na quinta-feira

Duas pessoas foram detidas e outras 379 identificadas numa operação realizada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na quinta-feira nos aeroportos dos Açores, Madeira, Lisboa, Porto e Faro, anunciou hoje esta força de segurança.

Interior do novo terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais

Interior do novo terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais

© KCNA KCNA / Reuters

A Operação Pégasus II, a segunda do género deste ano, decorreu entre as 00:00 e as 24:00 de quinta-feira.

Em Lisboa, a PSP deteve em flagrante delito um taxista de 55 anos pelo crime de especulação, por ter transportado uma turista do aeroporto de Lisboa para o Terminal Rodoviário de Sete Rios e "ter exigido um valor superior ao constante na tabela de preços em vigor", explica a PSP em comunicado.

Já nos Açores, foi detido um homem estrangeiro, de 24 anos, por posse de arma ilegal, "mais concretamente uma munição de calibre 09 milímetros", lê-se na mesma nota.

Além disso, foram identificadas 379 pessoas, fiscalizadas 358 viaturas e realizadas 10 ações de informação e visibilidade, adianta a PSP.

Realizaram-se ainda 48 operações de fiscalização de âmbito rodoviário, segurança privada e controlo de acesso de passageiros e bagagens.

A operação envolveu mais de 150 polícias, que estiveram essencialmente atentos à posse de armas, estupefacientes, artigos roubados e aos cidadãos em situação ilegal, disse à agência Lusa na quinta-feira o porta-voz da direção nacional da PSP, Paulo Ornelas Flor.

O objetivo era "conferir uma maior visibilidade à nossa intervenção no âmbito da segurança aeroportuária, quer na parte internacional dos aeroportos, quer na parte nacional onde as pessoas estão mais habituadas a ter um contacto mais próximo com a Polícia de Segurança Pública, nomeadamente nas chegadas e partidas dos terminais e nos acessos às infraestruturas aeroportuárias", acrescentou Paulo Ornelas Flor.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC