sicnot

Perfil

País

Dois detidos em operação da PSP nos aeroportos nacionais na quinta-feira

Duas pessoas foram detidas e outras 379 identificadas numa operação realizada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na quinta-feira nos aeroportos dos Açores, Madeira, Lisboa, Porto e Faro, anunciou hoje esta força de segurança.

Interior do novo terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais

Interior do novo terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais

© KCNA KCNA / Reuters

A Operação Pégasus II, a segunda do género deste ano, decorreu entre as 00:00 e as 24:00 de quinta-feira.

Em Lisboa, a PSP deteve em flagrante delito um taxista de 55 anos pelo crime de especulação, por ter transportado uma turista do aeroporto de Lisboa para o Terminal Rodoviário de Sete Rios e "ter exigido um valor superior ao constante na tabela de preços em vigor", explica a PSP em comunicado.

Já nos Açores, foi detido um homem estrangeiro, de 24 anos, por posse de arma ilegal, "mais concretamente uma munição de calibre 09 milímetros", lê-se na mesma nota.

Além disso, foram identificadas 379 pessoas, fiscalizadas 358 viaturas e realizadas 10 ações de informação e visibilidade, adianta a PSP.

Realizaram-se ainda 48 operações de fiscalização de âmbito rodoviário, segurança privada e controlo de acesso de passageiros e bagagens.

A operação envolveu mais de 150 polícias, que estiveram essencialmente atentos à posse de armas, estupefacientes, artigos roubados e aos cidadãos em situação ilegal, disse à agência Lusa na quinta-feira o porta-voz da direção nacional da PSP, Paulo Ornelas Flor.

O objetivo era "conferir uma maior visibilidade à nossa intervenção no âmbito da segurança aeroportuária, quer na parte internacional dos aeroportos, quer na parte nacional onde as pessoas estão mais habituadas a ter um contacto mais próximo com a Polícia de Segurança Pública, nomeadamente nas chegadas e partidas dos terminais e nos acessos às infraestruturas aeroportuárias", acrescentou Paulo Ornelas Flor.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.