sicnot

Perfil

País

PSP reforça presença nos acessos às cidades

A PSP vai reforçar, até domingo à noite, a presença nas principais vias de acesso a cidades, no âmbito da "operação verão em segurança" durante o período de férias, no qual, desde julho, já se registaram cinco mortes.

(Arquivo) A PSP refere que, durante os três dias, foram apreendidas quatro armas de fogo, 15 armas brancas, um bastão e mais de mil doses de droga, nomeadamente 913 doses de haxixe, 66 de cocaína e 18 de cannabis.

(Arquivo) A PSP refere que, durante os três dias, foram apreendidas quatro armas de fogo, 15 armas brancas, um bastão e mais de mil doses de droga, nomeadamente 913 doses de haxixe, 66 de cocaína e 18 de cannabis.

SIC

Segundo um comunicado da polícia, as cinco mortes registados na sua área de responsabilidade - de julho à passada quinta-feira - representam menos três do que as ocorridas em igual período do ano passado. Neste ano, quatro das cinco mortes deram-se já em agosto.

Só nos primeiros 10 dias deste mês, a PSP, diz-se ainda no comunicado, deteve 124 pessoas por conduzir sob efeito de álcool e 152 foram multados pelo mesmo motivo (só que com uma taxa de alcoolémia entre 0,8 e 1,19 gramas por litro, que dá pelo menos 500 euros de multa). Foram ainda multados 144 condutores, por conduzirem em excesso de velocidade (coima mínima de 500 euros).

A PSP avisa que vai continuar a incidir a fiscalização no controlo de álcool, velocidade, transporte de crianças, uso de cinto de segurança em todos os ocupantes do automóvel e uso indevido de equipamentos como telemóveis.

E lembra que a multa pelo uso de telemóvel durante a condução é no mínimo de 120 euros e tem associada a inibição de conduzir entre um mês e um ano.

Lusa

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.