sicnot

Perfil

País

Doze concelhos de quatro distritos do país com risco muito alto de incêndio

Doze concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro apresentam hoje risco muito alto de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na internet.

Nuno Andre Ferreira

De acordo com o IPMA, estão em risco muito alto de incêndio os concelhos de Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Trancoso, Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda.

No distrito de Castelo Branco, há quatro concelhos com o mesmo alerta: Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Castelo Branco.

Os concelhos de Marvão, no distrito de Portalegre, e de Monchique, no distrito de Faro, encontram-se igualmente sob risco muito alto de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No sábado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 95 incêndios que foram combatidos por 1.992 operacionais, com o apoio de 482 meios terrestres e 37 meios aéreos.

A maior parte dos incêndios ocorreu no distrito do Porto (16), seguindo-se Vila Real e Viseu, que registaram 11 fogos cada um, Santarém (oito) e Viseu (sete).

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro de Portugal continental céu geralmente muito nublado, com abertas nas regiões do interior até ao início da manhã. Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco, em especial no litoral a norte do Cabo Carvoeiro a partir do fim da manhã, e uma pequena subida da temperatura mínima. O vento será fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Para o sul do país, prevê-se períodos de céu muito nublado e o vento a soprar fraco a moderado de noroeste, soprando de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena subida da temperatura mínima.

Já para o arquipélago dos Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos durante a manhã e vento do quadrante norte bonançoso.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu em geral muito nublado, períodos de chuva fraca ou aguaceiros, mais prováveis nas vertentes norte e zonas montanhosas da ilha da Madeira, e uma pequena subida da temperatura máxima.

O vento soprará moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas, em especiala partir da tarde.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus Celsius em Lisboa, 21 no Porto, 27 em Faro, 25 em Ponta Delgada e 26 no Funchal.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.