sicnot

Perfil

País

Doze concelhos de quatro distritos do país com risco muito alto de incêndio

Doze concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro apresentam hoje risco muito alto de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na internet.

Nuno Andre Ferreira

De acordo com o IPMA, estão em risco muito alto de incêndio os concelhos de Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Trancoso, Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda.

No distrito de Castelo Branco, há quatro concelhos com o mesmo alerta: Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Castelo Branco.

Os concelhos de Marvão, no distrito de Portalegre, e de Monchique, no distrito de Faro, encontram-se igualmente sob risco muito alto de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No sábado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 95 incêndios que foram combatidos por 1.992 operacionais, com o apoio de 482 meios terrestres e 37 meios aéreos.

A maior parte dos incêndios ocorreu no distrito do Porto (16), seguindo-se Vila Real e Viseu, que registaram 11 fogos cada um, Santarém (oito) e Viseu (sete).

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro de Portugal continental céu geralmente muito nublado, com abertas nas regiões do interior até ao início da manhã. Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco, em especial no litoral a norte do Cabo Carvoeiro a partir do fim da manhã, e uma pequena subida da temperatura mínima. O vento será fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Para o sul do país, prevê-se períodos de céu muito nublado e o vento a soprar fraco a moderado de noroeste, soprando de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena subida da temperatura mínima.

Já para o arquipélago dos Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos durante a manhã e vento do quadrante norte bonançoso.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu em geral muito nublado, períodos de chuva fraca ou aguaceiros, mais prováveis nas vertentes norte e zonas montanhosas da ilha da Madeira, e uma pequena subida da temperatura máxima.

O vento soprará moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas, em especiala partir da tarde.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus Celsius em Lisboa, 21 no Porto, 27 em Faro, 25 em Ponta Delgada e 26 no Funchal.

Lusa

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.