sicnot

Perfil

País

Rapaz de 11 anos identificado pela PJ por suspeita de incêndio florestal

A Polícia Judiciária anunciou hoje a identificação de um rapaz de 11 anos suspeito da autoria de um incêndio florestal ocorrido na sexta-feira em Silvares, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.

LUSA

Em comunicado enviado à agência Lusa, a PJ afirma que a criança é suspeita de ter ateado o incêndio, com recurso a um isqueiro, num terreno com abundante vegetação seca e rasteira, perto de uma moradia e de uma zona florestal de pinheiros bravos e alguns eucaliptos.

A investigação, a cargo do Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, não permitiu determinar "qualquer motivação racional ou explicação plausível" para a atitude do rapaz, adianta.

"Apenas a pronta deteção do início do fogo por parte de alguns populares permitiu um rápido e eficaz combate do mesmo", frisa a PJ, referindo que as chamas foram primeiro combatidas pelos populares e depois pelos bombeiros, intervenções que impediram que o incêndio "atingisse proporções de maior relevo".

No texto, a Polícia Judiciária esclarece que dada a idade do presumível autor do incêndio não haverá lugar a um processo-crime, mas a lei permite a possibilidade se ser instaurado "um específico processo tutelar educativo", tendo o inquérito sido remetido às autoridades judiciais da comarca de Castelo Branco.

Lusa

  • MP investiga ministro Siza Vieira, António Costa rejeita incompatibilidades
    2:12

    País

    O Ministério Público decidiu investigar o ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, por alegadas incompatibilidades. O governante criou uma empresa imobiliária um dia antes de tomar posse e manteve-se como gerente durante dois meses. A lei prevê a demissão, mas o primeiro-ministro já disse que se tratou apenas de um erro e o próprio ministro alega desconhecimento da lei.

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.