sicnot

Perfil

País

Alfa Pendular alcança recorde em julho com mais de 194 mil passageiros

A CP - Comboios de Portugal anunciou hoje que o serviço Alfa Pendular alcançou um valor recorde no mês de julho ao atingir mais de 194 mil passageiros, o que representa "um aumento de 7,2% relativamente a julho de 2014".

SIC

O serviço rápido Alfa Pendular faz a ligação entre as cidades de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro, entre outras cidades, com serviços específicos como cafetaria e wi-fi gratuito.

De acordo com informação da CP, a elevada procura registada nos meses de verão tem levado a empresa a trabalhar no máximo da sua capacidade, referindo que "os reforços da oferta têm apresentado taxas de ocupação muito próximas dos 100%".

"Face ao aumento consistente e continuado da procura, estão em estudo soluções para reforçar a frota já em 2016", anunciou a empresa em comunicado.

A CP tem registado um crescimento em passageiros, contabilizando desde o início do ano até ao final de julho "cerca de 65 milhões de passageiros em todos os seus serviços", mais 1,5 milhões do que no período homólogo de 2014, um crescimento de 2,3%.

O mês de julho é "o 23.º mês consecutivo de aumento do volume de passageiros, que teve início em setembro de 2013", informou.

Segundo a empresa, o volume de passageiros ultrapassou no mês de julho os 9,5 milhões, um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo mês de 2014.

Os comboios urbanos de Lisboa transportaram no mês passado 6,47 milhões de passageiros, seguindo-se os comboios urbanos do Porto, com 1,59 milhões, comunicou a CP.

Em relação aos serviços regionais, houve um crescimento de 4,8%, com "mais de 905 mil passageiros".

O crescimento em passageiros reflete-se nos lucros de tráfego da empresa, registando-se um aumento de 4,2% no mês de julho e de 2,7% no acumulado de janeiro a julho deste ano, revelou fonte da CP, não referindo valores da receita obtida.

Para a CP, estes resultados "reafirmam a aposta da empresa numa forte dinâmica comercial", desde a apresentação de produtos diversificados e a redução de tempos de viagem, à melhoria das ligações e à integração das tarifas de longo curso e regional.

Lusa

  • Ex-presidente da CP/Fernave terá beneficiado ilicitamente de 200 mil euros
    2:04

    País

    O ex-presidente do conselho de administração da CP/Fernave foi detido por suspeitas de crimes de peculato e de abuso de poder. As autoridades suspeitam que Rui Lucena Marques tenha desviado 200 mil euros na sequência de um acordo de cooperação que a CP/Fernave tem com Angola. Ouvido pelo juiz, o arguido está em liberdade, não pode sair do país, está suspenso de funções e foi obrigado a pagar 37 mil euros de caução.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.