sicnot

Perfil

País

Alfa Pendular alcança recorde em julho com mais de 194 mil passageiros

A CP - Comboios de Portugal anunciou hoje que o serviço Alfa Pendular alcançou um valor recorde no mês de julho ao atingir mais de 194 mil passageiros, o que representa "um aumento de 7,2% relativamente a julho de 2014".

SIC

O serviço rápido Alfa Pendular faz a ligação entre as cidades de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro, entre outras cidades, com serviços específicos como cafetaria e wi-fi gratuito.

De acordo com informação da CP, a elevada procura registada nos meses de verão tem levado a empresa a trabalhar no máximo da sua capacidade, referindo que "os reforços da oferta têm apresentado taxas de ocupação muito próximas dos 100%".

"Face ao aumento consistente e continuado da procura, estão em estudo soluções para reforçar a frota já em 2016", anunciou a empresa em comunicado.

A CP tem registado um crescimento em passageiros, contabilizando desde o início do ano até ao final de julho "cerca de 65 milhões de passageiros em todos os seus serviços", mais 1,5 milhões do que no período homólogo de 2014, um crescimento de 2,3%.

O mês de julho é "o 23.º mês consecutivo de aumento do volume de passageiros, que teve início em setembro de 2013", informou.

Segundo a empresa, o volume de passageiros ultrapassou no mês de julho os 9,5 milhões, um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo mês de 2014.

Os comboios urbanos de Lisboa transportaram no mês passado 6,47 milhões de passageiros, seguindo-se os comboios urbanos do Porto, com 1,59 milhões, comunicou a CP.

Em relação aos serviços regionais, houve um crescimento de 4,8%, com "mais de 905 mil passageiros".

O crescimento em passageiros reflete-se nos lucros de tráfego da empresa, registando-se um aumento de 4,2% no mês de julho e de 2,7% no acumulado de janeiro a julho deste ano, revelou fonte da CP, não referindo valores da receita obtida.

Para a CP, estes resultados "reafirmam a aposta da empresa numa forte dinâmica comercial", desde a apresentação de produtos diversificados e a redução de tempos de viagem, à melhoria das ligações e à integração das tarifas de longo curso e regional.

Lusa

  • Ex-presidente da CP/Fernave terá beneficiado ilicitamente de 200 mil euros
    2:04

    País

    O ex-presidente do conselho de administração da CP/Fernave foi detido por suspeitas de crimes de peculato e de abuso de poder. As autoridades suspeitam que Rui Lucena Marques tenha desviado 200 mil euros na sequência de um acordo de cooperação que a CP/Fernave tem com Angola. Ouvido pelo juiz, o arguido está em liberdade, não pode sair do país, está suspenso de funções e foi obrigado a pagar 37 mil euros de caução.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".