sicnot

Perfil

País

Alfa Pendular alcança recorde em julho com mais de 194 mil passageiros

A CP - Comboios de Portugal anunciou hoje que o serviço Alfa Pendular alcançou um valor recorde no mês de julho ao atingir mais de 194 mil passageiros, o que representa "um aumento de 7,2% relativamente a julho de 2014".

SIC

O serviço rápido Alfa Pendular faz a ligação entre as cidades de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro, entre outras cidades, com serviços específicos como cafetaria e wi-fi gratuito.

De acordo com informação da CP, a elevada procura registada nos meses de verão tem levado a empresa a trabalhar no máximo da sua capacidade, referindo que "os reforços da oferta têm apresentado taxas de ocupação muito próximas dos 100%".

"Face ao aumento consistente e continuado da procura, estão em estudo soluções para reforçar a frota já em 2016", anunciou a empresa em comunicado.

A CP tem registado um crescimento em passageiros, contabilizando desde o início do ano até ao final de julho "cerca de 65 milhões de passageiros em todos os seus serviços", mais 1,5 milhões do que no período homólogo de 2014, um crescimento de 2,3%.

O mês de julho é "o 23.º mês consecutivo de aumento do volume de passageiros, que teve início em setembro de 2013", informou.

Segundo a empresa, o volume de passageiros ultrapassou no mês de julho os 9,5 milhões, um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo mês de 2014.

Os comboios urbanos de Lisboa transportaram no mês passado 6,47 milhões de passageiros, seguindo-se os comboios urbanos do Porto, com 1,59 milhões, comunicou a CP.

Em relação aos serviços regionais, houve um crescimento de 4,8%, com "mais de 905 mil passageiros".

O crescimento em passageiros reflete-se nos lucros de tráfego da empresa, registando-se um aumento de 4,2% no mês de julho e de 2,7% no acumulado de janeiro a julho deste ano, revelou fonte da CP, não referindo valores da receita obtida.

Para a CP, estes resultados "reafirmam a aposta da empresa numa forte dinâmica comercial", desde a apresentação de produtos diversificados e a redução de tempos de viagem, à melhoria das ligações e à integração das tarifas de longo curso e regional.

Lusa

  • Ex-presidente da CP/Fernave terá beneficiado ilicitamente de 200 mil euros
    2:04

    País

    O ex-presidente do conselho de administração da CP/Fernave foi detido por suspeitas de crimes de peculato e de abuso de poder. As autoridades suspeitam que Rui Lucena Marques tenha desviado 200 mil euros na sequência de um acordo de cooperação que a CP/Fernave tem com Angola. Ouvido pelo juiz, o arguido está em liberdade, não pode sair do país, está suspenso de funções e foi obrigado a pagar 37 mil euros de caução.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.