sicnot

Perfil

País

Treze concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Treze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Aveiro apresentam esta quinta-feira risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, Sertã, Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Miranda do Corvo (Coimbra),Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Lousã (Leiria), Sabugal e Trancoso (Guarda) e Arouca (Aveiro).

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental com exceção de Lisboa.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões sul e interior centro durante a tarde e vento fraco, soprando temporariamente moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e nas terras altas e de sueste na costa sul do Algarve.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral e pequena subida de temperatura.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 34 graus Celsius, no Porto entre 15 e 27, em Bragança entre 15 e 34, em Viseu entre 17 e 34, na Guarda entre 18 e 31, em Coimbra entre 17 e 32, em Leiria entre 14 e 30, em Castelo Branco entre 19 e 36, em Portalegre entre 21 e 36, em Santarém entre 17 e 36, em Évora entre 18 e 36, em Beja entre 19 e 36 e em Faro entre 20 e 29.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01