sicnot

Perfil

País

Trabalhadores da Soflusa fazem greve a 07 e 08 de setembro

Os trabalhadores da Soflusa, que faz a ligação fluvial entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa, vão realizar uma greve de três horas por turno a 07 e 08 de setembro "contra a onda repressiva" na empresa.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)


Segundo um comunicado da FECTRANS - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, esta greve é convocada "em defesa do cumprimento integral do Acordo de Empresa, pela negociação coletiva e contra a onda repressiva traduzida em cerca de 90 processos disciplinares."

Também os trabalhadores da Transtejo, que assegura a ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré, em Lisboa, já tinham anunciado uma greve de três horas por turno para os mesmos dias.

"Esta é a resposta às medidas prepotentes e arbitrárias da atual administração destas duas empresas, que recusa negociar as condições de trabalho e procede a aumentos de salários de quadros superiores em valores que atingiram 2 500 euros por mês", lê-se no comunicado da FECTRANS.

Aquela federação sindical acusa o Governo de estar a "proceder à destruição da organização e funcionamento das quatro empresas - Carris, Metro, Transtejo e Soflusa - para gerar a extinção de centenas de postos de trabalho e embaratecer a operação se subconcessão/privatização em curso".

A decisão dos trabalhadores foi tomada durante um plenário realizado na quinta-feira.

A Lusa contactou a Soflusa para obter um comentário, mas fonte da empresa disse que a greve não foi ainda oficialmente comunicada, pelo que não faria declarações.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.