sicnot

Perfil

País

Trabalhadores da Soflusa fazem greve a 07 e 08 de setembro

Os trabalhadores da Soflusa, que faz a ligação fluvial entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa, vão realizar uma greve de três horas por turno a 07 e 08 de setembro "contra a onda repressiva" na empresa.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)


Segundo um comunicado da FECTRANS - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, esta greve é convocada "em defesa do cumprimento integral do Acordo de Empresa, pela negociação coletiva e contra a onda repressiva traduzida em cerca de 90 processos disciplinares."

Também os trabalhadores da Transtejo, que assegura a ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré, em Lisboa, já tinham anunciado uma greve de três horas por turno para os mesmos dias.

"Esta é a resposta às medidas prepotentes e arbitrárias da atual administração destas duas empresas, que recusa negociar as condições de trabalho e procede a aumentos de salários de quadros superiores em valores que atingiram 2 500 euros por mês", lê-se no comunicado da FECTRANS.

Aquela federação sindical acusa o Governo de estar a "proceder à destruição da organização e funcionamento das quatro empresas - Carris, Metro, Transtejo e Soflusa - para gerar a extinção de centenas de postos de trabalho e embaratecer a operação se subconcessão/privatização em curso".

A decisão dos trabalhadores foi tomada durante um plenário realizado na quinta-feira.

A Lusa contactou a Soflusa para obter um comentário, mas fonte da empresa disse que a greve não foi ainda oficialmente comunicada, pelo que não faria declarações.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.