sicnot

Perfil

País

Trabalhadores da Soflusa fazem greve a 07 e 08 de setembro

Os trabalhadores da Soflusa, que faz a ligação fluvial entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa, vão realizar uma greve de três horas por turno a 07 e 08 de setembro "contra a onda repressiva" na empresa.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)


Segundo um comunicado da FECTRANS - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, esta greve é convocada "em defesa do cumprimento integral do Acordo de Empresa, pela negociação coletiva e contra a onda repressiva traduzida em cerca de 90 processos disciplinares."

Também os trabalhadores da Transtejo, que assegura a ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré, em Lisboa, já tinham anunciado uma greve de três horas por turno para os mesmos dias.

"Esta é a resposta às medidas prepotentes e arbitrárias da atual administração destas duas empresas, que recusa negociar as condições de trabalho e procede a aumentos de salários de quadros superiores em valores que atingiram 2 500 euros por mês", lê-se no comunicado da FECTRANS.

Aquela federação sindical acusa o Governo de estar a "proceder à destruição da organização e funcionamento das quatro empresas - Carris, Metro, Transtejo e Soflusa - para gerar a extinção de centenas de postos de trabalho e embaratecer a operação se subconcessão/privatização em curso".

A decisão dos trabalhadores foi tomada durante um plenário realizado na quinta-feira.

A Lusa contactou a Soflusa para obter um comentário, mas fonte da empresa disse que a greve não foi ainda oficialmente comunicada, pelo que não faria declarações.

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.