sicnot

Perfil

País

GNR reforça fiscalização a motociclos

Cerca de 1.200 militares da GNR iniciam hoje uma operação de fiscalização a motociclos, nas estradas do país com "maior intensidade" de tráfego destes veículos, e onde exista um "risco acrescido de acidente", anunciou aquela força policial.

A operação "Moto" consiste no reforço da "fiscalização a motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos", tendo como objetivo "proporcionar aos utentes das vias uma maior segurança" e "sensibilizar os motociclistas para uma condução responsável".

Em comunicado, a GNR adianta que, no âmbito da operação, serão realizadas cerca de 500 ações em todo o país que vão envolver cerca de 1.200 militares de todos os Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.

A GNR lembra que o envolvimento de motociclos em acidentes de viação resulta, na maior parte dos casos, em vítimas mortais ou em feridos graves.

"A maior parte dessas vítimas ocorre em cenário de despiste com colisões", alerta a GNR, que dá alguns conselhos para reduzir a sinistralidade rodoviária associada à condução destes veículos, como conduzir dentro dos limites de velocidade definidos por lei, sobretudo dentro das localidades.

Aconselha ainda os condutores a serem prudentes, a evitarem manobras perigosas e a usarem sempre capacete de proteção e roupa adequada.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51