sicnot

Perfil

País

Segurança Social acusada de entregar equipamento social de Castelo Branco a IPSS da Guarda

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas acusou hoje o Instituto da Segurança Social (ISS) de entregar a gestão de um equipamento social de Castelo Branco a uma IPSS da Guarda, colocando em risco 25 trabalhadores.

"O ISS volta a entregar um equipamento de ação social, Casa da Tapada da Renda, pertencente ao Centro Distrital de Castelo Branco, a uma IPSS -- Instituição Particular de Segurança Social, (Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos Estrela), com o intuito de ser esta a fazer a gestão desse equipamento depois de 01 de setembro", refere em comunicado o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA).

Segundo o sindicato, "estão em causa 25 postos de trabalho que, com a mistificação de estarem garantidos no acordo de cedência, serão extintos".

Isto porque - sustentam - no acordo de cedência está expresso que, "para além de deixarem de ter funções próprias, os trabalhadores só lá ficam um ano e depois são largados à sua sorte, ou seja, ficam sem trabalho e, como consequência lógica, serão enviados para a requalificação/despedimento", lê-se no comunicado.

À agência Lusa, a sindicalista Cristina Hipólito adiantou que todo o processo decorre em pleno mês de agosto e acusa o ISS de "não ter negociado com ninguém" e de ter avançado com o processo "à revelia e com alguns trabalhadores de férias".

"Estranho a falta de democracia no processo e este tipo de comportamento do ISS", afirmou.

O ISS foi contactado por escrito pela agência Lusa, mas até ao momento ainda não foi possível qualquer esclarecimento sobre o assunto.

A Lusa tentou também contactar telefonicamente o diretor do Centro Distrital de Castelo Branco da Segurança Social, mas as tentativas revelaram-se infrutíferas.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.