sicnot

Perfil

País

Trabalhadores da administração local protestam hoje em Lisboa

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) promove hoje uma concentração junto à residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, para exigir a publicação dos acordos que preveem as 35 horas semanais nas autarquias.

Imagem de Arquivo

Imagem de Arquivo

MARIO CRUZ

Além da publicação dos Acordos Coletivos de Entidade Empregadora Pública (ACEEP), o STAL exige a recuperação de salários e direitos, a abolição da sobretaxa de Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) e o fim da "exploração abusiva" de desempregados através dos contratos de inserção.

Na concentração, que decorre entre as 11:00 e as 16:00, será aprovada uma resolução com as principais reivindicações e que responsáveis do STAL vão depois entregar na residência oficial.

Centenas de autarquias já assinaram os ACEEP com os sindicatos, mas falta a ratificação do Governo para que possam entrar em vigor as 35 horas de trabalho semanais, em vez das 40.

O momento será também aproveitado para comemorar o 40.º aniversário da fundação do STAL.

Por ocasião do aniversário será apresentado o livro "STAL - Sindicato de Abril (1975-2015), 40 anos em Defesa de Quem Trabalha".

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Lesados do Banif ouvidos pela PJ
    1:42

    Economia

    A Unidade de Combate à Corrupção está na Madeira para recolher depoimentos de lesados do Banif e é a primeira diligência da Polícia Judiciária depois de uma queixa apresentada por 100 ex-clientes do banco. Os ex-clientes falam de falsificação de documentos, burla e associação criminosa.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.