sicnot

Perfil

País

Praia temporariamente interditada na Madeira devido à presença de dois tubarões

A praia das Palmeiras, no concelho de Santa Cruz, zona leste da Madeira, foi hoje interditada aos banhistas durante cerca de uma hora devido ao avistamento de dois tubarões a poucos metros da costa, informou o Comando Naval da Madeira.

© Hugh Gentry / Reuters

O alerta foi dado às 16:44, tendo sido enviada para o local uma embarcação da Polícia Marítima. Pouco depois, acorreu à mesma zona uma equipa do SANAS (Associação Madeirense para Socorro no Mar).

Por prevenção, foi içada a bandeira vermelha na praia e os banhistas foram informados da situação.

O comandante da Capitania do Porto do Funchal, Félix Marques, explicou à agência Lusa que os tubarões em causa, popularmente designados por caneja ou marracho, são de uma espécie inofensiva para os humanos.

A sua presença a 300 metros da costa, na praia das Palmeiras, ficou a dever-se a um cardume que por ali passava e servia de alimento para os mesmos. Assim que o cardume dispersou, os tubarões, que mediam pouco mais de um metro de cumprimento, também se afastaram.

Às 18:00 a bandeira verde voltou a ser içada e a situação na praia ficou normalizada.

Esta é a segunda vez, no espaço de dois dias, que são avistados marrachos perto da costa. Na terça-feira, uma praia em Machico, zona leste da ilha, foi também interditada a banhos durante algum tempo por causa de um tubarão que andava por perto.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27