sicnot

Perfil

País

Praia temporariamente interditada na Madeira devido à presença de dois tubarões

A praia das Palmeiras, no concelho de Santa Cruz, zona leste da Madeira, foi hoje interditada aos banhistas durante cerca de uma hora devido ao avistamento de dois tubarões a poucos metros da costa, informou o Comando Naval da Madeira.

© Hugh Gentry / Reuters

O alerta foi dado às 16:44, tendo sido enviada para o local uma embarcação da Polícia Marítima. Pouco depois, acorreu à mesma zona uma equipa do SANAS (Associação Madeirense para Socorro no Mar).

Por prevenção, foi içada a bandeira vermelha na praia e os banhistas foram informados da situação.

O comandante da Capitania do Porto do Funchal, Félix Marques, explicou à agência Lusa que os tubarões em causa, popularmente designados por caneja ou marracho, são de uma espécie inofensiva para os humanos.

A sua presença a 300 metros da costa, na praia das Palmeiras, ficou a dever-se a um cardume que por ali passava e servia de alimento para os mesmos. Assim que o cardume dispersou, os tubarões, que mediam pouco mais de um metro de cumprimento, também se afastaram.

Às 18:00 a bandeira verde voltou a ser içada e a situação na praia ficou normalizada.

Esta é a segunda vez, no espaço de dois dias, que são avistados marrachos perto da costa. Na terça-feira, uma praia em Machico, zona leste da ilha, foi também interditada a banhos durante algum tempo por causa de um tubarão que andava por perto.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16