sicnot

Perfil

País

Detido em Leiria idoso que não regressou à prisão após saída precária em 1997

Um homem de 89 anos, que depois de uma saída precária, em novembro de 1997, não regressou ao Estabelecimento Prisional da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, foi detido pela PSP em Leiria.

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

Num comunicado, a PSP de Leiria informa que deteve na tarde de quinta-feira "um homem com 89 anos" contra o qual existia "mandado de detenção e condução emitido pelo Tribunal Judicial de Coimbra".

"O detido encontrava-se em ausência ilegítima desde o dia 03 de novembro de 1997 do Estabelecimento Prisional da Covilhã, após concessão de saída precária", adianta a PSP, explicando que o arguido foi "entregue ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprimento do remanescente de pena de 10 anos e 6 meses de prisão efetiva".

À Lusa, o Comando Distrital de Leiria da PSP informou que o homem foi detido "junto ao hospital de Santo André", não tendo oferecido resistência.

"Desconhecia-se a sua atual morada", refere o comando, esclarecendo que o detido foi condenado pelo crime de homicídio.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21