sicnot

Perfil

País

Investigação do SEF termina com processo de acusação a 20 pessoas

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje que o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra deduziu acusação a 20 cidadãos, nacionais e estrangeiros, por tráfico de pessoas e associação criminosa.

Em comunicado, o SEF refere que os dois detidos foram presentes aos tribunais de Aveiro e Espinho. (Arquivo)

Em comunicado, o SEF refere que os dois detidos foram presentes aos tribunais de Aveiro e Espinho. (Arquivo)

SIC

Em comunicado, o SEF explica que a acusação resultou de uma investigação conduzida entre 2010 e 2013, que culminou numa operação que levou ao desmantelamento do grupo, detenção de um dos principais elementos da organização, encerramento de um dos estabelecimentos explorados e apreensão de várias viaturas utilizadas para as práticas dos crimes, algumas de alta cilindrada.

"Os vinte arguidos são acusados de terem, no total, praticado mais de cem crimes de tráfico de pessoas, sendo-lhes ainda imputada a prática de crimes de auxílio à imigração ilegal e lenocínio", refere a nota de imprensa.

O grupo era liderado por um cidadão de nacionalidade portuguesa, que durante cerca de uma década angariou mulheres estrangeiras, maioritariamente da América do Sul, mas também da Europa do Leste, colocando-as em Portugal (região Centro) e Espanha na prostituição, através de coação, ameaça e agressões físicas.

Segundo o SEF, as mulheres eram, geralmente, recrutadas através de anúncios de imprensa, "sendo contratadas como bailarinas para desempenho de atividade em território nacional e aliciadas com contrapartidas monetárias".

"Avaliadas por colaboradores do grupo nos países de origem, em função da apresentação física e de baixos níveis de escolaridade e situação económico-social, eram depois transportadas para Espanha, diretamente para um estabelecimento de prostituição explorado pela organização naquele país, onde eram desapossadas dos documentos de identificação e viagem", refere o comunicado.

Lusa

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".