sicnot

Perfil

País

BE acusa maioria de ter um "discurso de medo"

BE acusa maioria de ter um "discurso de medo"

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda acusa a coligação de praticar o discurso do medo. Pedro Filipe Soares discursou, esta manhã, na reentré do partido, no Porto.

O fórum Socialismo 2015, a 'rentrée' do Bloco de Esquerda, começa sexta-feira no Porto, estando agendados cerca de 40 debates nos quais os temas nacionais e internacionais que marcam a atualidade vão estar em discussão.

Com o objetivo de fazer os debates para a alternativa, o fórum Socialismo 2015 decorre entre sexta-feira e domingo na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto.

À agência Lusa, o deputado e dirigente do Bloco de Esquerda José Soeiro explicou que este será um "momento de reflexão sobre alguns dos temas fundamentais que vão estar em discussão na própria campanha legislativa", havendo debates sobre temas que têm marcado a agenda em Portugal como as privatizações, pensões, emprego ou a saúde.

"Quer os temas internacionais quer os temas nacionais que marcam a atualidade estarão em debate no Socialismo", disse.

De acordo com José Soeiro, "o Socialismo não é um fórum que apresenta as posições oficiais do Bloco porque é um espaço no qual o Bloco está essencialmente a aprender com as posições de pessoas que não são do partido mas que têm uma reflexão sobre alguns temas que nos interessa pôr à discussão".

"O fórum Socialismo não visa apresentar o programa do Bloco mas debater com a sociedade, com especialistas, com ativistas alguns temas que nos parecem centrais", sublinhou.

Sobre os temas internacionais, o deputado bloquista destacou o debate "Angola, repressão e direitos humanos" (sábado) e um debate que José Manuel Pureza fará sobre Miguel Portas e o Mediterrâneo, "que retoma algumas das reflexões do Miguel sobre a crise no Mediterrâneo agora que ela está agravada", agendado para domingo.

"É importante, particularmente num contexto de eleições não deixamos de dar voz às polémicas, à pluralidade que compõe a própria esquerda", disse.

José Soeiro destacou as que apelidou de mesas de polémica, uma sob o tema "A esquerda deve ser patriótica?" (sábado) e outra intitulada "Que passos para um polo de esquerda?" que reúne Manuel Loff, Fernando Rosas e Alfredo Barroso, "três pessoas que tiverem percursos diferentes mas que se têm encontrado nos últimos anos na rejeição da lógica da austeridade".

"A abertura será sobre os desafios das esquerdas políticas e sociais e tentaremos juntar figuras conhecidas pelo seu percurso sindical, cívico e artístico para refletir sobre, em vésperas de eleições, quais são os desafios que se colocam às esquerdas políticas e às esquerdas sociais", enfatizou, estando presentes no arranque o ex-secretário-geral da CGTP Carvalho da Silva, a ativista do APRe! Luísa Cabral, o músico Miguel Guedes e José Soeiro.

No sábado, o ex-coordenador do BE Francisco Louçã e a eurodeputada Marisa Matias vão refletir sobre a "Europa, Democracia e Alternativas".

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, estará no encerramento do fórum Socialismo 2015 juntamente com a poetisa Ana Luísa Amaral e o coordenador da Comissão de Trabalhadores da AutoEuropa, António Chora.

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.