sicnot

Perfil

País

Português detido em Ceuta por tentar passar ilegalmente migrante marroquina

Um cidadão português de 64 anos foi detido no porto de Ceuta quando pretendia embarcar para Algeciras (Cádis) com uma imigrante marroquina de 19 anos escondida no carro.

© Juan Medina / Reuters

Segundo informou a Brigada Fiscal da Guardia Civil espanhola, a imigrante foi detetada na tarde de sexta-feira na mala do carro do português, entre a muita bagagem que bloqueava a visão para o interior da viatura. O carro tinha matrícula portuguesa.

A jovem, de 19 anos, não tinha qualquer tipo de documentação que lhe permitisse entrar legalmente em Espanha.

O português foi detido por "delito contra os direitos de cidadãos estrangeiros". A jovem marroquina foi posta em liberdade.

Desde que entrou em vigor a reforma do Código Penal em Espanha, este tipo de atuação - esconder uma pessoa entre as malas e não dentro de uma delas - evita que a pessoa transportada ponha a vida em risco.

Este procedimento evita penas maiores para quem é detetado a tentar passar as pessoas, uma vez que transportar migrantes sem que estes ponham a vida em risco não costuma dar pena maior do que uma multa.

Segundo a imprensa de Ceuta, esta situação tem levantado críticas entre os elementos das autoridades locais e os seus sindicatos, que consideram que a leveza da pena neste tipo de delito possa motivar mais pessoas a tentar o mesmo procedimento.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.