sicnot

Perfil

País

Português detido em Ceuta por tentar passar ilegalmente migrante marroquina

Um cidadão português de 64 anos foi detido no porto de Ceuta quando pretendia embarcar para Algeciras (Cádis) com uma imigrante marroquina de 19 anos escondida no carro.

© Juan Medina / Reuters

Segundo informou a Brigada Fiscal da Guardia Civil espanhola, a imigrante foi detetada na tarde de sexta-feira na mala do carro do português, entre a muita bagagem que bloqueava a visão para o interior da viatura. O carro tinha matrícula portuguesa.

A jovem, de 19 anos, não tinha qualquer tipo de documentação que lhe permitisse entrar legalmente em Espanha.

O português foi detido por "delito contra os direitos de cidadãos estrangeiros". A jovem marroquina foi posta em liberdade.

Desde que entrou em vigor a reforma do Código Penal em Espanha, este tipo de atuação - esconder uma pessoa entre as malas e não dentro de uma delas - evita que a pessoa transportada ponha a vida em risco.

Este procedimento evita penas maiores para quem é detetado a tentar passar as pessoas, uma vez que transportar migrantes sem que estes ponham a vida em risco não costuma dar pena maior do que uma multa.

Segundo a imprensa de Ceuta, esta situação tem levantado críticas entre os elementos das autoridades locais e os seus sindicatos, que consideram que a leveza da pena neste tipo de delito possa motivar mais pessoas a tentar o mesmo procedimento.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.