sicnot

Perfil

País

Sete concelhos de quatro distritos em risco muito elevado de incêndio

Sete concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Coimbra e Leiria apresentam esta terça-feira risco muito elevado de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

Francisco Seco / AP

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria).

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos do Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Faro, Évora, Beja, Setúbal e Portalegre.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã e em especial no litoral oeste.

Durante a tarde, prevê-se um aumento de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima no litoral norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 19 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 25, em Bragança entre 14 e 28, em Viseu entre 14 e 27, na Guarda entre 14 e 25, em Coimbra entre 16 e 28, em Leiria entre 18 e 26, em Castelo Branco entre 16 e 30, em Portalegre entre 15 e 28, em Santarém entre 17 e 27, em Évora entre 15 e 31, em Beja entre 17 e 30 e em Faro entre 19 e 27 graus.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.