sicnot

Perfil

País

Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja da meteorologia devido à chuva

A proteção civil dos Açores alertou esta terça-feira para as previsões de chuva no arquipélago nas próximas horas, havendo sete ilhas sob aviso laranja da meteorologia.

O aviso laranja é emitido quando a situação meteorológica é considerada de risco moderado a elevado. (Arquivo)

O aviso laranja é emitido quando a situação meteorológica é considerada de risco moderado a elevado. (Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

As ilhas do grupo central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, por causa da chuva, entre as 03:00 e as 15:00 de hoje.

Também Santa Maria e São Miguel (grupo oriental) estarão sob aviso laranja mas entre as 15:00 e a meia-noite.

Para todas estas ilhas há ainda avisos amarelos (menos grave), mas por causa da trovada.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "uma depressão dentro de uma massa de ar instável e húmida a sudoeste dos Açores deverá deslocar-se sobre a região provocando precipitação, por vezes forte, nos grupos central e oriental".

O aviso laranja é emitido quando a situação meteorológica é considerada de risco moderado a elevado.

Num comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha "comportamentos adequados" a estas previsões à população, "em particular nas zonas mais vulneráveis".

Lusa

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.