sicnot

Perfil

País

Rádios Universitárias do Algarve e do Minho representam Portugal em projeto europeu

As Rádios Universitárias do Minho (RUM) e do Algarve (RUA) vão representar Portugal no projeto "Europhonica", promovido pelo Parlamento Europeu, que pretende "espoletar" interesse pela política europeia através da discussão de temas como imigração, emprego, política e economia.

Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), Universidade do Algarve (Arquivo)

Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), Universidade do Algarve (Arquivo)

UAlg

"Europhonica - As Rádios Universitárias no Parlamento Europeu", explica a RUM em comunicado enviado hoje à agência Lusa, é um "projeto pioneiro" que vai levar jovens de Portugal, França, Itália, Espanha e Alemanha ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para, durante três dias, realizarem um programa radiofónico em direto, a partir da Vox Box.

Cada equipa editorial será responsável pela escolha dos convidados do programa, transmitido na língua nativa de cada um dos jovens, cabendo aos eurodeputados Carlos Coelho e Liliana Rodrigues a representação portuguesa no programa de estreia dedicado ao tema "Europa: A solidariedade entre nações".

"Consideramos estar a dar um contributo interessante para o 'Pensar Europa' que vai marcando os nossos dias, é inevitável dar aos ouvintes um contexto europeu alargado. A RUM e a RUA estão há alguns meses a trabalhar e agora colocaremos os jovens a questionar os deputados europeus, durante seis meses. Penso que o contributo será interessante", considera o diretor de informação da RUM, Daniel Silva.

Para a coordenadora de produção da RUA, Sónia Rosa, a intenção é "educar" o público das rádios académicas e "aproximá-lo" da Europa.

"O facto de Portugal, através da RUA e da RUM, estar nesta lista, dá uma centralidade interessante ao nosso país que caminha, lado a lado, com rádios de Espanha, Itália, França e Alemanha", destaca ainda aquela responsável.

O "Europhonica" será transmitido, em Portugal, pela RUM (frequência 97.5) e pela RUA (102.7), em simultâneo, e ainda em www.rum.pt e www.rua.pt.

O primeiro programa é dia 9 de setembro.

Lusa

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Oliveira e Costa condenado a 14 anos de prisão

    País

    O fundador do grupo SLN/BPN, José Oliveira e Costa, foi esta quarta-feira condenado pelo tribunal a uma pena de prisão efetiva de 14 anos pelos crimes de falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada, burla qualificada e branqueamento de capitais. Dos 15 arguidos no processo, 12 foram condenados.

    Em atualização

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras