sicnot

Perfil

País

Rádios Universitárias do Algarve e do Minho representam Portugal em projeto europeu

As Rádios Universitárias do Minho (RUM) e do Algarve (RUA) vão representar Portugal no projeto "Europhonica", promovido pelo Parlamento Europeu, que pretende "espoletar" interesse pela política europeia através da discussão de temas como imigração, emprego, política e economia.

Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), Universidade do Algarve (Arquivo)

Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), Universidade do Algarve (Arquivo)

UAlg

"Europhonica - As Rádios Universitárias no Parlamento Europeu", explica a RUM em comunicado enviado hoje à agência Lusa, é um "projeto pioneiro" que vai levar jovens de Portugal, França, Itália, Espanha e Alemanha ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para, durante três dias, realizarem um programa radiofónico em direto, a partir da Vox Box.

Cada equipa editorial será responsável pela escolha dos convidados do programa, transmitido na língua nativa de cada um dos jovens, cabendo aos eurodeputados Carlos Coelho e Liliana Rodrigues a representação portuguesa no programa de estreia dedicado ao tema "Europa: A solidariedade entre nações".

"Consideramos estar a dar um contributo interessante para o 'Pensar Europa' que vai marcando os nossos dias, é inevitável dar aos ouvintes um contexto europeu alargado. A RUM e a RUA estão há alguns meses a trabalhar e agora colocaremos os jovens a questionar os deputados europeus, durante seis meses. Penso que o contributo será interessante", considera o diretor de informação da RUM, Daniel Silva.

Para a coordenadora de produção da RUA, Sónia Rosa, a intenção é "educar" o público das rádios académicas e "aproximá-lo" da Europa.

"O facto de Portugal, através da RUA e da RUM, estar nesta lista, dá uma centralidade interessante ao nosso país que caminha, lado a lado, com rádios de Espanha, Itália, França e Alemanha", destaca ainda aquela responsável.

O "Europhonica" será transmitido, em Portugal, pela RUM (frequência 97.5) e pela RUA (102.7), em simultâneo, e ainda em www.rum.pt e www.rua.pt.

O primeiro programa é dia 9 de setembro.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.