sicnot

Perfil

País

Rádios Universitárias do Algarve e do Minho representam Portugal em projeto europeu

As Rádios Universitárias do Minho (RUM) e do Algarve (RUA) vão representar Portugal no projeto "Europhonica", promovido pelo Parlamento Europeu, que pretende "espoletar" interesse pela política europeia através da discussão de temas como imigração, emprego, política e economia.

Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), Universidade do Algarve (Arquivo)

Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), Universidade do Algarve (Arquivo)

UAlg

"Europhonica - As Rádios Universitárias no Parlamento Europeu", explica a RUM em comunicado enviado hoje à agência Lusa, é um "projeto pioneiro" que vai levar jovens de Portugal, França, Itália, Espanha e Alemanha ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para, durante três dias, realizarem um programa radiofónico em direto, a partir da Vox Box.

Cada equipa editorial será responsável pela escolha dos convidados do programa, transmitido na língua nativa de cada um dos jovens, cabendo aos eurodeputados Carlos Coelho e Liliana Rodrigues a representação portuguesa no programa de estreia dedicado ao tema "Europa: A solidariedade entre nações".

"Consideramos estar a dar um contributo interessante para o 'Pensar Europa' que vai marcando os nossos dias, é inevitável dar aos ouvintes um contexto europeu alargado. A RUM e a RUA estão há alguns meses a trabalhar e agora colocaremos os jovens a questionar os deputados europeus, durante seis meses. Penso que o contributo será interessante", considera o diretor de informação da RUM, Daniel Silva.

Para a coordenadora de produção da RUA, Sónia Rosa, a intenção é "educar" o público das rádios académicas e "aproximá-lo" da Europa.

"O facto de Portugal, através da RUA e da RUM, estar nesta lista, dá uma centralidade interessante ao nosso país que caminha, lado a lado, com rádios de Espanha, Itália, França e Alemanha", destaca ainda aquela responsável.

O "Europhonica" será transmitido, em Portugal, pela RUM (frequência 97.5) e pela RUA (102.7), em simultâneo, e ainda em www.rum.pt e www.rua.pt.

O primeiro programa é dia 9 de setembro.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC