sicnot

Perfil

País

Dos 48 mil candidatos, 42 mil entraram no ensino superior na 1ª fase

Há mais alunos a entrar no ensino superior. Este ano o número de colocados aumentou 11% em relação ao concurso do ano passado.

© Marcelo del Pozo / Reuters

Dos mais de 48 mil candidatos a uma vaga nas universidades e politécnicos públicos, 42 mil conseguiram entrar, mas apenas metade em primeira opção.

Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior foram divulgados hoje pela Direcção-geral do Ensino Superior. Este ano, quase 60% dos cursos não deixaram vagas por preencher.

Ainda assim, há 48 sem qualquer aluno colocado. O curso de medicina na Universidade do Porto foi o que registou a média mais alta no concurso nacional de acesso ao ensino superior, com 18,67 valores. Os cursos de engenharia recuperaram em candidatos e colocações face ao ano passado.

Em 32 cursos, de norte a sul do país, entraram alunos com média inferior a 10 como aconteceu em Bioquímica, na Universidade do Algarve e Enfermagem no Instituto Polécnico de Portalegre.

Para a segunda fase de acesso ao ensino superior, que arranca segunda-feira, sobraram cerca de 8 mil e 700 vagas.

  • Mais de 46 mil candidatos ao Ensino Superior
    2:38

    País

    Termina hoje à meia noite a primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior. Mais de 46 mil alunos apresentaram até agora candidaturas a cerca de 50 mil e quinhentas vagas em universidades e institutos politécnicos públicos. O aumento dos candidatos ao Ensino Superior pode chegar aos 15% e a tendência é de crescimento comparativamente a 2008 e 2013.

  • Quais são os cursos que garantem melhor e pior emprego?
    2:29

    País

    Não há médicos nem padres nas filas dos centros de emprego. Em contrapartida, há muitos engenheiros e arquitectos. A partir de segunda-feira, milhares de estudantes escolhem um caminho no ensino superior. E já se sabe quais os cursos que garantem melhor e pior emprego.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC