sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de incêndio em 28 concelhos de 11 distritos

Vinte e oito concelhos de onze distritos do país apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

Francisco Seco / AP

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Vila Pouca de Aguiar (distrito de Vila Real), Ribeira de Pena (Vila Real), Valongo (Porto), Baião (Porto), Cinfâes (Viseu), Castro d´Aire (Viseu), Vila Nova de Paiva (Viseu), Sernancelhe (Viseu), Aguiar da Beira (Guarda), Trancoso (Guarda), Fornos de Algodres (Guarda) e Celorico da Beira (Guarda).

Em risco elevado estão igualmente os concelhos de Castelo de Paiva (Aveiro), Arouca (Aveiro), Arganil (Coimbra), Góis (Coimbra), Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira da Pêra (Leiria), Pedrogão Grande (Leiria), Figueiró dos Vinhos (Leiria), Covilhã (Castelo Branco), Sertã ( Castelo Branco), Oleiros (Castelo Branco) Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal (Santarém), Mação (Santarém), Portel (Évora) e Barrancos (Beja).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto à previsão do tempo, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior do continente, em especial durante a tarde.

Prevê ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões do interior durante a tarde.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando temporariamente moderado a forte (20 a 40 km/h) de nordeste nas terras altas do interior das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

Espera-se uma pequena subida de temperatura.

Lusa

  • Obras no Miradouro de São de Pedro de Alcântara não foram a concurso
    2:50

    País

    As obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, arrancaram esta segunda-feira. A intervenção foi adjudicada à construtora Teixeira Duarte sem concurso público. A autarquia justifica esta decisão com o caráter urgente da obra, argumento que não consta do relatório do Laboratório Nacional de Engenheria Civil, a que a SIC teve acesso.

  • Rajadas de vento em Moscovo atingem os 110 km/hora
    0:57

    Mundo

    A passagem de uma tempestade por Moscovo fez pelo menos 11 mortos e mais de 50 feridos. Os ventos fortes, que chegaram aos 110 km/hora, destruíram carros e telhados e provocaram atrasos nos transportes. Na região de Stavropol, mais de 60 mil pessoas foram retiradas de casa por perigo de cheias.