sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de incêndio em 28 concelhos de 11 distritos

Vinte e oito concelhos de onze distritos do país apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

Francisco Seco / AP

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Vila Pouca de Aguiar (distrito de Vila Real), Ribeira de Pena (Vila Real), Valongo (Porto), Baião (Porto), Cinfâes (Viseu), Castro d´Aire (Viseu), Vila Nova de Paiva (Viseu), Sernancelhe (Viseu), Aguiar da Beira (Guarda), Trancoso (Guarda), Fornos de Algodres (Guarda) e Celorico da Beira (Guarda).

Em risco elevado estão igualmente os concelhos de Castelo de Paiva (Aveiro), Arouca (Aveiro), Arganil (Coimbra), Góis (Coimbra), Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira da Pêra (Leiria), Pedrogão Grande (Leiria), Figueiró dos Vinhos (Leiria), Covilhã (Castelo Branco), Sertã ( Castelo Branco), Oleiros (Castelo Branco) Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal (Santarém), Mação (Santarém), Portel (Évora) e Barrancos (Beja).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto à previsão do tempo, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior do continente, em especial durante a tarde.

Prevê ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões do interior durante a tarde.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando temporariamente moderado a forte (20 a 40 km/h) de nordeste nas terras altas do interior das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

Espera-se uma pequena subida de temperatura.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.