sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de incêndio em 28 concelhos de 11 distritos

Vinte e oito concelhos de onze distritos do país apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

Francisco Seco / AP

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Vila Pouca de Aguiar (distrito de Vila Real), Ribeira de Pena (Vila Real), Valongo (Porto), Baião (Porto), Cinfâes (Viseu), Castro d´Aire (Viseu), Vila Nova de Paiva (Viseu), Sernancelhe (Viseu), Aguiar da Beira (Guarda), Trancoso (Guarda), Fornos de Algodres (Guarda) e Celorico da Beira (Guarda).

Em risco elevado estão igualmente os concelhos de Castelo de Paiva (Aveiro), Arouca (Aveiro), Arganil (Coimbra), Góis (Coimbra), Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira da Pêra (Leiria), Pedrogão Grande (Leiria), Figueiró dos Vinhos (Leiria), Covilhã (Castelo Branco), Sertã ( Castelo Branco), Oleiros (Castelo Branco) Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal (Santarém), Mação (Santarém), Portel (Évora) e Barrancos (Beja).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto à previsão do tempo, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior do continente, em especial durante a tarde.

Prevê ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões do interior durante a tarde.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando temporariamente moderado a forte (20 a 40 km/h) de nordeste nas terras altas do interior das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

Espera-se uma pequena subida de temperatura.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.