sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de incêndio em 28 concelhos de 11 distritos

Vinte e oito concelhos de onze distritos do país apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Miranda do Corvo (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria). (Arquivo)

Francisco Seco / AP

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Vila Pouca de Aguiar (distrito de Vila Real), Ribeira de Pena (Vila Real), Valongo (Porto), Baião (Porto), Cinfâes (Viseu), Castro d´Aire (Viseu), Vila Nova de Paiva (Viseu), Sernancelhe (Viseu), Aguiar da Beira (Guarda), Trancoso (Guarda), Fornos de Algodres (Guarda) e Celorico da Beira (Guarda).

Em risco elevado estão igualmente os concelhos de Castelo de Paiva (Aveiro), Arouca (Aveiro), Arganil (Coimbra), Góis (Coimbra), Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira da Pêra (Leiria), Pedrogão Grande (Leiria), Figueiró dos Vinhos (Leiria), Covilhã (Castelo Branco), Sertã ( Castelo Branco), Oleiros (Castelo Branco) Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal (Santarém), Mação (Santarém), Portel (Évora) e Barrancos (Beja).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto à previsão do tempo, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior do continente, em especial durante a tarde.

Prevê ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões do interior durante a tarde.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando temporariamente moderado a forte (20 a 40 km/h) de nordeste nas terras altas do interior das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

Espera-se uma pequena subida de temperatura.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.