sicnot

Perfil

País

Ilhas das Flores e Corvo, nos Açores, sob aviso laranja devido à chuva forte

O aviso amarelo para as ilhas das Flores e Corvo, nos Açores, subiu para laranja devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página online.

LUSA/Arquivo

De acordo com o IPMA, as ilhas do Corvo e das Flores, no grupo ocidental dos Açores, estão sob aviso laranja, devido à previsão de chuva e trovoada desde as 06:00 e até às 19:00 de hoje.

Também as ilhas do grupo central Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros e trovoada, situação que vai vigorar a partir das 21:00 de hoje e as 3:00 de terça-feira.

Por seu turno, também as ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, ficaram sob aviso amarelo devido igualmente à previsão de aguaceiros e trovoada desde as 21:00 de hoje e as 9:00 de terça-feira.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

As condições atmosféricas nos Açores levaram hoje o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) a emitir um comunicado onde recorda à população as medidas que deve tomar para se precaverem dos efeitos dos avisos meteorológicos.

Como tal, pede o SRPCBA a adoção de "comportamentos adequados", sendo que nas zonas mais vulneráveis apela à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Já para os Açores o IPMA prevê céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora, rodando para norte e tornando-se fresco no grupo ocidental.

Em Santa Cruz das Flores as temperatura vão oscilar entre 20 e 24 graus Celsius, na Horta entre 20 e 25, em Angra do Heroísmo entre 21 e 25, em Ponta Delgada entre 22 e 26 e no Funchal entre 22 e 27.

  • "A Minha Outra Pátria": o drama da Venezuela no Jornal da Noite
    2:12

    Reportagem Especial

    Quase cinco mil emigrantes regressaram à Madeira nos últimos meses por causa da crise económica, social e política na Venezuela. Os pedidos de ajuda ao Governo Regional dispararam. Muitos luso-venezuelanos voltaram às origens com pouco mais do que a roupa do corpo. "A Minha Outra Pátria" é a Reportagem Especial de hoje.

  • Fogo na Sertã alastrou aos concelhos de Mação e Proença-a-Nova
    2:37

    País

    Mais de 700 bombeiros combatem o incêndio que começou este domingo na Sertã e, durante a noite foi empurrado pelo vento para outros dois concelhos. As chamas atingiram as zonas de Mação e de Proença-a-Nova, onde os habitantes dizem que há várias casas destruídas pelo fogo. Esta manhã, chegaram dois aviões espanhóis para ajudar a controlar as chamas.

  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24
  • Governo reconhece seca severa no continente desde 30 de junho

    País

    O Governo reconheceu, hoje, a existência de uma situação de seca severa no território continental, desde 30 de junho, que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola, em despacho publicado hoje em Diário da República.

  • Oposição pressiona Maduro com anúncio de manifestações e greve geral
    1:34
  • Margem mínima de mil votos obriga a negociações intensas em Timor-Leste

    Mundo

    A Fretilin venceu sem maioria absoluta as lesgislativas para o VII Governo constitucional de Timor-Leste. De acordo com os dados oficiais, o partido de Mari Alkatiri obteve perto de 170 mil votos e conquistou 23 deputados. Já o partido de Xanana Gusmão que tinha vencido há cinco anos, ficou em segundo com 167 mil votos e 22 lugares no parlamento, num total de 65.