sicnot

Perfil

País

Professores do superior ameaçam fazer greve no arranque do ano

Os professores do ensino superior admitem fazer greve e avançar com protestos no arranque do ano letivo, para contestar a previsível saída da carreira docente de todos aqueles que não concluíram o doutoramento até ao final do regime transitório.

O Ministério da Educação anunciou hoje uma lista provisória de 15 professores de carreira integrados no sistema de requalificação aplicável à Administração Pública.

O Ministério da Educação anunciou hoje uma lista provisória de 15 professores de carreira integrados no sistema de requalificação aplicável à Administração Pública.

PAULO NOVAIS

"Atendendo à forte possibilidade de vários docentes do ensino politécnico que não concluíram os seus doutoramentos deixarem de estar abrangidos pelo regime transitório saíram da carreira, poderem ser dispensados, essas [greve e protestos] são algumas possibilidades que vão ser equacionadas na próxima sexta-feira", disse à Lusa o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup), António Vicente.

Na sexta-feira, dia 11 de setembro, o Conselho Nacional do sindicato vai reunir-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa ao início da tarde, para decidir que medidas de protesto vão ser adotadas.

"Provavelmente, iniciativas que venham a ser tomadas terão que o ser o mais rapidamente possível, ou seja, no início do ano letivo, porque é aí que se irão fazer sentir as anormalidades no funcionamento das instituições", disse António Vicente.

Ao sindicato preocupa que possam ser dispensados das instituições muitos professores que não concluíram o doutoramento -- grau exigido a partir do ano letivo de 2015-2016 para lecionar no ensino superior -- ao abrigo de um regime transitório criado para esse efeito, mas que tem merecido críticas dos sindicatos, que acusam instituições de não terem criado as condições acordadas para que os professores pudessem concluir essa habilitação.

António Vicente lembrou ainda que este ano houve um aumento significativo do número de alunos colocados no ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso e deixou um alerta: "Se mantivermos esta tendência de aumento de número de alunos colocados, não podemos continuar a perder professores, porque as instituições irão ficar sem condições para poder dar resposta a este aumento da procura e isso preocupa-nos muito".

O presidente do SNESup lamentou ainda que o ensino superior e a ciência tenham ficado praticamente ausentes dos programas eleitorais.

"Estamos a entrar na reta final da campanha para as legislativas e daquilo que se vai conhecendo de propostas dos diferentes partidos são demasiado vagas sobre o ensino superior e ciência. É uma área que suscita pouco interesse, o que naturalmente nos preocupa", disse.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC