sicnot

Perfil

País

BE critica "fanatismo ideológico" de Governo "pequenino" que não fará história

O Bloco de Esquerda (BE) criticou hoje no parlamento o "fanatismo ideológico" do Governo, executivo "pequenino" que fica para a história mas "não fará história".

ANT\303\223NIO COTRIM

O "fanatismo ideológico de quem deixa as pessoas para trás para colocar os negócios à frente" foi criticado pelo líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que falava na reunião de hoje da Comissão Permanente da Assembleia da República.

A Comissão Permanente, órgão que funciona fora do período de funcionamento efetivo da Assembleia da República, está reunida esta tarde e é - aparte algum imprevisto - o último encontro parlamentar entre as várias forças políticas antes das eleições legislativas de 04 de outubro.

O BE, na sua intervenção, apelou a que as legislativas que se avizinham sirvam não só para "mudar as caras" dos intervenientes políticos mas também "as políticas" que têm sido seguidas.

As privatizações do executivo liderado por Pedro Passos Coelho, nomeadamente as recentes do Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), integraram a segunda metade da intervenção de Pedro Filipe Soares, que começou por abordar a "enorme crise humanitária que é a crise dos refugiados".

"Todos os dias nos chegam notícias de terror, histórias de vida e histórias de morte", vincou.

E acrescentou: "Esta é uma questão de direitos humanos. Temos de ser grandes e estar à altura da situação".

Posteriormente, o bloquista criticou o "Governo pequenino que não percebe o momento histórico" que se vive e "não sabe o que significa solidariedade nem com os seus nem com os outros".

Lusa

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.