sicnot

Perfil

País

BE critica "fanatismo ideológico" de Governo "pequenino" que não fará história

O Bloco de Esquerda (BE) criticou hoje no parlamento o "fanatismo ideológico" do Governo, executivo "pequenino" que fica para a história mas "não fará história".

ANT\303\223NIO COTRIM

O "fanatismo ideológico de quem deixa as pessoas para trás para colocar os negócios à frente" foi criticado pelo líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que falava na reunião de hoje da Comissão Permanente da Assembleia da República.

A Comissão Permanente, órgão que funciona fora do período de funcionamento efetivo da Assembleia da República, está reunida esta tarde e é - aparte algum imprevisto - o último encontro parlamentar entre as várias forças políticas antes das eleições legislativas de 04 de outubro.

O BE, na sua intervenção, apelou a que as legislativas que se avizinham sirvam não só para "mudar as caras" dos intervenientes políticos mas também "as políticas" que têm sido seguidas.

As privatizações do executivo liderado por Pedro Passos Coelho, nomeadamente as recentes do Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), integraram a segunda metade da intervenção de Pedro Filipe Soares, que começou por abordar a "enorme crise humanitária que é a crise dos refugiados".

"Todos os dias nos chegam notícias de terror, histórias de vida e histórias de morte", vincou.

E acrescentou: "Esta é uma questão de direitos humanos. Temos de ser grandes e estar à altura da situação".

Posteriormente, o bloquista criticou o "Governo pequenino que não percebe o momento histórico" que se vive e "não sabe o que significa solidariedade nem com os seus nem com os outros".

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Pensões vão subir em janeiro

    Economia

    As pensões vão subir entre 1 e 1,8% em janeiro próximo. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quinta-feira o valor da inflação, que vai definir a atualização das reformas em 2018.

  • Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

    Mundo

    Uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou hoje à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero, de acordo com o relatório final. O mesmo documento, com 189 recomendações e 17 volumes, indicou que deve também ser esclarecido até onde vai o segredo da confissão quando estão em causa provas de crimes contra menores.

  • Trabalhos de estabilização de solos nas áreas ardidas começam na Lousã
    1:24

    País

    Vários concelhos afetados pelos incêndios estão a começar a receber uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas. O trabalho arrancou esta quinta-feira na zona da Lousã e tem como objetivo reduzir o impacto da chuva nos terrenos afetados pelos fogos. Nos trabalhos, estão presentes o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e a Força Especial de Bombeiros.

  • Anúncio de lince ibérico no OLX sob investigação
    1:25

    País

    A GNR está a investigar um anúncio de venda de um lince ibérico no site de classificados OLX. As autoridades admitem poder tratar-se de uma bricandeira, mas sendo o lince uma espécie protegida e a sua captura e venda um crime, o caso está a ser investigado. O anúncio foi entretanto retirado do site.