sicnot

Perfil

País

BE critica "fanatismo ideológico" de Governo "pequenino" que não fará história

O Bloco de Esquerda (BE) criticou hoje no parlamento o "fanatismo ideológico" do Governo, executivo "pequenino" que fica para a história mas "não fará história".

ANT\303\223NIO COTRIM

O "fanatismo ideológico de quem deixa as pessoas para trás para colocar os negócios à frente" foi criticado pelo líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que falava na reunião de hoje da Comissão Permanente da Assembleia da República.

A Comissão Permanente, órgão que funciona fora do período de funcionamento efetivo da Assembleia da República, está reunida esta tarde e é - aparte algum imprevisto - o último encontro parlamentar entre as várias forças políticas antes das eleições legislativas de 04 de outubro.

O BE, na sua intervenção, apelou a que as legislativas que se avizinham sirvam não só para "mudar as caras" dos intervenientes políticos mas também "as políticas" que têm sido seguidas.

As privatizações do executivo liderado por Pedro Passos Coelho, nomeadamente as recentes do Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), integraram a segunda metade da intervenção de Pedro Filipe Soares, que começou por abordar a "enorme crise humanitária que é a crise dos refugiados".

"Todos os dias nos chegam notícias de terror, histórias de vida e histórias de morte", vincou.

E acrescentou: "Esta é uma questão de direitos humanos. Temos de ser grandes e estar à altura da situação".

Posteriormente, o bloquista criticou o "Governo pequenino que não percebe o momento histórico" que se vive e "não sabe o que significa solidariedade nem com os seus nem com os outros".

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC