sicnot

Perfil

País

Governo dos Açores cria medidas de exceção para ajudar vítimas de intempéries

O Conselho do Governo dos Açores aprovou um regime excecional de apoios habitacionais e sociais de emergência, na sequência das intempéries que a 3 e 4 de setembro assolaram São Miguel e a Terceira.

PEDRO MONTEIRO

De acordo com a secretária regional Isabel Rodrigues, que apresentou hoje as conclusões do Conselho do Governo no final de uma visita oficial de três dias do executivo à ilha Graciosa, os apoios serão concedidos a cerca de uma centena de famílias afetadas.

A secretária regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares anunciou também a aprovação de uma resolução que permite compensar em 75% os prejuízos que as empresas registaram com as recentes intempéries.

"Com esta medida, o Governo dos Açores pretende assegurar a minimização dos efeitos destas ocorrências nas empresas regionais e criar condições para que possam manter os seus níveis de rentabilidade e, o mais rapidamente possível, repor a normalidade do seu funcionamento", declarou.

De acordo com Isabel Rodrigues, no concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, foram afetadas 34 empresas, ao nível de instalações, stock de mercadorias e equipamentos.

No caso específico do concelho de Nordeste, na ilha de São Miguel, face aos danos causados na rede viária, as intervenções a realizar passam pela execução de novos aquedutos, respetivas bocas de entrada e de saída, acompanhadas em alguns casos de descarregadores, pela reconstrução dos aterros e da plataforma da estrada, pela construção de muros de suporte e pela reposição do pavimento danificado.

Isabel Rodrigues referiu que estão ainda previstas outras intervenções em Nordeste e em Angra do Heroísmo.

O executivo açoriano decidiu na reunião plenária na Graciosa aprovar uma proposta de alteração do decreto legislativo regional que regulamenta a cooperação técnica e financeira com as autarquias, visando assegurar um apoio até 70% das despesas decorrentes de situações de intempéries quando esses investimentos forem da responsabilidade das autarquias locais.

"O Governo dos Açores assegura o reforço dos mecanismos de cooperação com as autarquias, criando um enquadramento legislativo que permita apoiar a administração local na reposição das infraestruturas afetadas por intempéries", explicou.

A proposta, ainda de acordo com Isabel Rodrigues, será apresentada ao parlamento dos Açores, com pedido de urgência e dispensa de exame em comissão, visando a sua aprovação no próximo plenário.

A ilha Graciosa viu entretanto apoiadas uma série de medidas, entre as quais um apoio financeiro de 700 mil euros à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa que visa a construção e aquisição de equipamento para uma cozinha para receção e distribuição do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.