sicnot

Perfil

País

Coletivo de juízes vai pedir levantamento do segredo de Estado no caso Secretas

O colectivo de juízes vai pedir o levantamento do segredo de Estado imposto a alguns documentos, no âmbito do julgamento do caso Secretas que hoje começou.

MIGUEL A. LOPES

Entre os documentos que os juízes querem analisar está o manual de procedimento dos serviços secretos.

No banco dos réus estão Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do serviço de informações estratégicas de defesa, Nuno Vasconcelos, presidente da ONGOING, e mais três arguidos.

Nesta sessão, os arguidos manifestaram a vontade de não prestarem, para já, declarações em julgamento, alegando que o segredo de Estado lhes limita o direito à defesa.

O caso teve origem em suspeitas de acesso ilegal à faturação detalhada de um jornalista do Público, que tinha escrito vários artigos sobre a situação interna do SIED.

O processo investigou também a alegada passagem de informações classificadas ao presidente da Ongoing, a troco de um contrato na empresa depois de Silva Carvalho sair das secretas.

O julgamento prossegue na próxima quinta-feira.

  • Jorge Silva Carvalho evoca segredo de Estado no julgamento do caso Secretas
    1:14

    País

    Os arguidos do caso das Secretas manifestaram hoje em tribunal a vontade de não prestarem declarações em julgamento por enquanto por causa do segredo de Estado. O julgamento começou esta manhã, após vários adiamentos. No banco dos réus estão Jorge Silva Carvalho, Nuno Vasconcelos e mais três arguidos. À saída, o advogado de Jorge Silva Carvalho, ex-diretor dos Serviços Secretos, disse que o arguido falará tendo em conta os limites do segredo de Estado.

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.