sicnot

Perfil

País

Coletivo de juízes vai pedir levantamento do segredo de Estado no caso Secretas

O colectivo de juízes vai pedir o levantamento do segredo de Estado imposto a alguns documentos, no âmbito do julgamento do caso Secretas que hoje começou.

MIGUEL A. LOPES

Entre os documentos que os juízes querem analisar está o manual de procedimento dos serviços secretos.

No banco dos réus estão Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do serviço de informações estratégicas de defesa, Nuno Vasconcelos, presidente da ONGOING, e mais três arguidos.

Nesta sessão, os arguidos manifestaram a vontade de não prestarem, para já, declarações em julgamento, alegando que o segredo de Estado lhes limita o direito à defesa.

O caso teve origem em suspeitas de acesso ilegal à faturação detalhada de um jornalista do Público, que tinha escrito vários artigos sobre a situação interna do SIED.

O processo investigou também a alegada passagem de informações classificadas ao presidente da Ongoing, a troco de um contrato na empresa depois de Silva Carvalho sair das secretas.

O julgamento prossegue na próxima quinta-feira.

  • Jorge Silva Carvalho evoca segredo de Estado no julgamento do caso Secretas
    1:14

    País

    Os arguidos do caso das Secretas manifestaram hoje em tribunal a vontade de não prestarem declarações em julgamento por enquanto por causa do segredo de Estado. O julgamento começou esta manhã, após vários adiamentos. No banco dos réus estão Jorge Silva Carvalho, Nuno Vasconcelos e mais três arguidos. À saída, o advogado de Jorge Silva Carvalho, ex-diretor dos Serviços Secretos, disse que o arguido falará tendo em conta os limites do segredo de Estado.

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.