sicnot

Perfil

País

Coletivo de juízes vai pedir levantamento do segredo de Estado no caso Secretas

O colectivo de juízes vai pedir o levantamento do segredo de Estado imposto a alguns documentos, no âmbito do julgamento do caso Secretas que hoje começou.

MIGUEL A. LOPES

Entre os documentos que os juízes querem analisar está o manual de procedimento dos serviços secretos.

No banco dos réus estão Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do serviço de informações estratégicas de defesa, Nuno Vasconcelos, presidente da ONGOING, e mais três arguidos.

Nesta sessão, os arguidos manifestaram a vontade de não prestarem, para já, declarações em julgamento, alegando que o segredo de Estado lhes limita o direito à defesa.

O caso teve origem em suspeitas de acesso ilegal à faturação detalhada de um jornalista do Público, que tinha escrito vários artigos sobre a situação interna do SIED.

O processo investigou também a alegada passagem de informações classificadas ao presidente da Ongoing, a troco de um contrato na empresa depois de Silva Carvalho sair das secretas.

O julgamento prossegue na próxima quinta-feira.

  • Jorge Silva Carvalho evoca segredo de Estado no julgamento do caso Secretas
    1:14

    País

    Os arguidos do caso das Secretas manifestaram hoje em tribunal a vontade de não prestarem declarações em julgamento por enquanto por causa do segredo de Estado. O julgamento começou esta manhã, após vários adiamentos. No banco dos réus estão Jorge Silva Carvalho, Nuno Vasconcelos e mais três arguidos. À saída, o advogado de Jorge Silva Carvalho, ex-diretor dos Serviços Secretos, disse que o arguido falará tendo em conta os limites do segredo de Estado.

  • Rui Patrício confirmado no Wolverhampton

    Desporto

    O Wolverhampton anunciou esta segunda-feira a contratação do guarda-redes Rui Patrício, depois da rescisão com o Sporting. O guarda-redes da seleção nacional assinou contrato com o clube inglês por quatro épocas.

    SIC

  • Novo treinador do Sporting diz que mulheres não estão preparadas para falar de futebol
    1:23
  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC