sicnot

Perfil

País

Coletivo de juízes vai pedir levantamento do segredo de Estado no caso Secretas

O colectivo de juízes vai pedir o levantamento do segredo de Estado imposto a alguns documentos, no âmbito do julgamento do caso Secretas que hoje começou.

MIGUEL A. LOPES

Entre os documentos que os juízes querem analisar está o manual de procedimento dos serviços secretos.

No banco dos réus estão Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do serviço de informações estratégicas de defesa, Nuno Vasconcelos, presidente da ONGOING, e mais três arguidos.

Nesta sessão, os arguidos manifestaram a vontade de não prestarem, para já, declarações em julgamento, alegando que o segredo de Estado lhes limita o direito à defesa.

O caso teve origem em suspeitas de acesso ilegal à faturação detalhada de um jornalista do Público, que tinha escrito vários artigos sobre a situação interna do SIED.

O processo investigou também a alegada passagem de informações classificadas ao presidente da Ongoing, a troco de um contrato na empresa depois de Silva Carvalho sair das secretas.

O julgamento prossegue na próxima quinta-feira.

  • Jorge Silva Carvalho evoca segredo de Estado no julgamento do caso Secretas
    1:14

    País

    Os arguidos do caso das Secretas manifestaram hoje em tribunal a vontade de não prestarem declarações em julgamento por enquanto por causa do segredo de Estado. O julgamento começou esta manhã, após vários adiamentos. No banco dos réus estão Jorge Silva Carvalho, Nuno Vasconcelos e mais três arguidos. À saída, o advogado de Jorge Silva Carvalho, ex-diretor dos Serviços Secretos, disse que o arguido falará tendo em conta os limites do segredo de Estado.

  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14