PR sublinha importância do ensino profissionalizante no crescimento da economia
11.09.2015 18h41
O Presidente da República destacou hoje a importância do ensino profissionalizante no reforço do crescimento económico do país, recusando o "estigma" que ainda se coloca sobre este tipo de formação.

© Rafael Marchante / Reuters
"Este ramo de educação e formação profissional é decisivo para reforçar o crescimento económico do nosso país de forma sustentável e para combater o flagelo do desemprego, nesta matéria estamos de facto no bom caminho", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas em Setúbal, no final da sexta edição do Roteiro para uma Economia Dinâmica, dedicada à formação profissional.
Considerando que as qualificações técnicas específicas que as escolas de ensino profissional têm vindo a proporcionar aos jovens e aos desempregados tem contribuído para a descida do desemprego e o "aumento substancial" das exportações, o Presidente da República disse não fazer "qualquer sentido um certo estigma que às vezes se coloca no ensino profissionalizante".
"Nestas escolas o ensino é intelectualmente muito exigente, são utilizados os métodos mais modernos no campo pedagógico e onde se utilizam instrumentos tecnológicos do mais avançado do que hoje existe em toda a Europa", comentou.
Cavaco Silva, que esta manhã visitou a Escola Profissional Gustave Eiffel, ATEC - Academia de Formação, instalada no parque industrial da Volkswagen Autoeuropa e que tem como associados a VW Autoeuropa, a Siemens, a Bosch e a AHK, além do Centro de Formação Profissional de Setúbal, apontou as instituições por onde passou como "um bom exemplo do que se está a fazer no domínio da formação profissional".
"Estas escolas garantem àqueles que completam os respetivos cursos um elevadíssimo nível de empregabilidade e são pessoas que quando ingressam nas empresas obtêm um reconhecimento muito forte por parte das entidades empresariais e esta vocação profissionalizante que neste momento existe no nosso ensino secundário está a dar um contributo da maior importância para o combate ao desemprego", acrescentou.
O Presidente da República recordou ainda que existe neste momento o objetivo de conseguir em 2020 que 50% dos jovens no ensino secundário estejam na via profissionalizante, reiterando que o trabalho realizado nas escolas profissionais é decisivo para aumentar a competitividade das empresas e reforçar a inovação.
Lusa
Relacionados
- 0:57
PR apela a que todos votem "independentemente de futebóis"
O Presidente da República mostrou-se hoje surpreendido por terem sido marcados jogos de futebol para o dia das eleições. Cavaco Silva lamenta e pede aos portugueses que não deixem de votar no dia 4 de outubro.
- 1:11
PR diz que é preciso deixar o Banco de Portugal trabalhar na venda do Novo Banco
O Presidente da República diz que é preciso deixar o Banco de Portugal fazer o seu trabalho. Confrontado com a saída de mais um candidato das negociações à compra do Novo Banco, Cavaco Silva diz que só o regulador está em condições de decidir e acredita que este tomará a decisão que melhor defende os interesses nacionais.
Na Homepage
-
Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa
Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.
24.04.2018 às 19h09
-
Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT
Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.
24.04.2018 às 10h48
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
- 3:02
Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
No centro de Lisboa multiplicam-se os casos de famílias que têm recebido ordem de despejo das casas onde vivem há décadas. A junta de freguesia de Santa Maria Maior, onde estão quase 50% dos alojamentos locais da capital, já tem três advogados a apoiar os moradores.
24.04.2018 às 14h50
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
Lisboa e Leiria sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido ao vento forte
Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar sob aviso amarelo na faixa costeira entre quarta e quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
24.04.2018 às 14h06
-
Aviões aterraram na Madeira mas três aterragens foram canceladas devido ao vento
24.04.2018 às 15h00
-
- 1:19
Ordem dos Médicos diz que Santa Maria não tem condições para dar formação em otorrinolaringologia
O Hospital de Santa Maria está impedido de formar novos médicos na especialidade de otorrinolaringologia até abril do próximo ano. A Ordem dos Médicos considera que o serviço não tem condições para continuar a dar formação aos internos. A SIC contactou o Hospital de Santa Maria que recusou prestar declarações sobre o caso.
24.04.2018 às 15h11
-
-
Mais de 75% das grávidas vacinadas contra a tosse convulsa em 2017
Os dados correspondem ao ano passado, onde 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa. Este é o primeiro balanço da alteração ao Plano Nacional da Vacinação, desde que foi implementado em janeiro de 2017. Os números da campanha de repescagem para a vacina do sarampo também já são conhecidos, estimando-se que 60 a 70 mil pessoas tenham sido vacinadas contra a doença só este ano.
24.04.2018 às 11h24
-
-
- 1:13
Governo quer que os anos do serviço militar obrigatório contem para a carreira contributiva
O Governo quer que o tempo de serviço militar obrigatório conte na carreira contributiva no regime geral. Desta forma, os contribuintes poderão ter direito a bonificações nas reformas antecipadas e nas pensões. O serviço militar obrigatório terminou em 2004.
24.04.2018 às 13h36
-
- 2:19
Serviços mínimos impedem que falte água em dia de greve com grande adesão
24.04.2018 às 14h22
-
-
-
Ikea avisa clientes por causa de lapso no fabrico de placa de fogão
Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo Ikea levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste ano a agendarem uma visita técnica de reparação.
24.04.2018 às 11h46
- 1:19
Irão, protecionismo e jardinagem. A visita de Estado de Marcon aos EUA
Emmanuel Macron está em Washington, numa visita de Estado que tem o Irão e o protecionismo norte-americano em pano de fundo. Ontem, Trump e o homólogo francês plantaram uma árvore e visitaram monumentos históricos. O dia acabou com um jantar de Estado, o primeiro oferecido a um líder estrangeiro nos 15 meses de Trump na Casa Branca.
24.04.2018 às 13h36
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31