sicnot

Perfil

País

PR sublinha importância do ensino profissionalizante no crescimento da economia

O Presidente da República destacou hoje a importância do ensino profissionalizante no reforço do crescimento económico do país, recusando o "estigma" que ainda se coloca sobre este tipo de formação.

© Rafael Marchante / Reuters

"Este ramo de educação e formação profissional é decisivo para reforçar o crescimento económico do nosso país de forma sustentável e para combater o flagelo do desemprego, nesta matéria estamos de facto no bom caminho", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas em Setúbal, no final da sexta edição do Roteiro para uma Economia Dinâmica, dedicada à formação profissional.

Considerando que as qualificações técnicas específicas que as escolas de ensino profissional têm vindo a proporcionar aos jovens e aos desempregados tem contribuído para a descida do desemprego e o "aumento substancial" das exportações, o Presidente da República disse não fazer "qualquer sentido um certo estigma que às vezes se coloca no ensino profissionalizante".

"Nestas escolas o ensino é intelectualmente muito exigente, são utilizados os métodos mais modernos no campo pedagógico e onde se utilizam instrumentos tecnológicos do mais avançado do que hoje existe em toda a Europa", comentou.

Cavaco Silva, que esta manhã visitou a Escola Profissional Gustave Eiffel, ATEC - Academia de Formação, instalada no parque industrial da Volkswagen Autoeuropa e que tem como associados a VW Autoeuropa, a Siemens, a Bosch e a AHK, além do Centro de Formação Profissional de Setúbal, apontou as instituições por onde passou como "um bom exemplo do que se está a fazer no domínio da formação profissional".

"Estas escolas garantem àqueles que completam os respetivos cursos um elevadíssimo nível de empregabilidade e são pessoas que quando ingressam nas empresas obtêm um reconhecimento muito forte por parte das entidades empresariais e esta vocação profissionalizante que neste momento existe no nosso ensino secundário está a dar um contributo da maior importância para o combate ao desemprego", acrescentou.

O Presidente da República recordou ainda que existe neste momento o objetivo de conseguir em 2020 que 50% dos jovens no ensino secundário estejam na via profissionalizante, reiterando que o trabalho realizado nas escolas profissionais é decisivo para aumentar a competitividade das empresas e reforçar a inovação.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.