sicnot

Perfil

País

PR sublinha importância do ensino profissionalizante no crescimento da economia

O Presidente da República destacou hoje a importância do ensino profissionalizante no reforço do crescimento económico do país, recusando o "estigma" que ainda se coloca sobre este tipo de formação.

© Rafael Marchante / Reuters

"Este ramo de educação e formação profissional é decisivo para reforçar o crescimento económico do nosso país de forma sustentável e para combater o flagelo do desemprego, nesta matéria estamos de facto no bom caminho", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas em Setúbal, no final da sexta edição do Roteiro para uma Economia Dinâmica, dedicada à formação profissional.

Considerando que as qualificações técnicas específicas que as escolas de ensino profissional têm vindo a proporcionar aos jovens e aos desempregados tem contribuído para a descida do desemprego e o "aumento substancial" das exportações, o Presidente da República disse não fazer "qualquer sentido um certo estigma que às vezes se coloca no ensino profissionalizante".

"Nestas escolas o ensino é intelectualmente muito exigente, são utilizados os métodos mais modernos no campo pedagógico e onde se utilizam instrumentos tecnológicos do mais avançado do que hoje existe em toda a Europa", comentou.

Cavaco Silva, que esta manhã visitou a Escola Profissional Gustave Eiffel, ATEC - Academia de Formação, instalada no parque industrial da Volkswagen Autoeuropa e que tem como associados a VW Autoeuropa, a Siemens, a Bosch e a AHK, além do Centro de Formação Profissional de Setúbal, apontou as instituições por onde passou como "um bom exemplo do que se está a fazer no domínio da formação profissional".

"Estas escolas garantem àqueles que completam os respetivos cursos um elevadíssimo nível de empregabilidade e são pessoas que quando ingressam nas empresas obtêm um reconhecimento muito forte por parte das entidades empresariais e esta vocação profissionalizante que neste momento existe no nosso ensino secundário está a dar um contributo da maior importância para o combate ao desemprego", acrescentou.

O Presidente da República recordou ainda que existe neste momento o objetivo de conseguir em 2020 que 50% dos jovens no ensino secundário estejam na via profissionalizante, reiterando que o trabalho realizado nas escolas profissionais é decisivo para aumentar a competitividade das empresas e reforçar a inovação.

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC