sicnot

Perfil

País

Barra marítima de Esposende fechada a toda a navegação

A barra marítima de Esposende está hoje fechada a toda a navegação e outras cinco estão condicionadas devido às previões metereologicas, de acordo com a Marinha Portuguesa.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

ESTELA SILVA

Segundo a informação disponibilizada na página da Marinha Portuguesa na Internet, desde as 07:37 a barra de Esposende está fechada a toda a navegação devido à previsão de mau tempo que irá atingir a costa norte de Portugal continental.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos do Porto, Viana do Castelo, Porto, Braga e Vila Real vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 23:59 de hoje devido à previsão de chuva forte e persistente e à possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O instituto colocou também em aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro e Guarda devido à possibilidade de chuva e vento com rajadas da ordem dos 120 quilómetros por hora nas terras altas entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.

As barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão condicionadas à navegação, segundo a Marinha.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto a de Vila do Conde está condicionada a barcos de comprimento menor de 12 metros e calado inferior a dois metros, que devem navegar apenas duas horas antes e igual período depois da preia-mar.

A barra vilacondense está igualmente condicionada a embarcações de comprimento superior a 12 metros e de mais dois metros de calado, autorizadas apenas a navegar na preia-mar

Já a barra de Aveiro encontra-se condicionada a embarcações com comprimento de fora-a-fora inferior a 15 metros, enquanto a da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento de fora-a-fora inferior a 11 metros.

Para a barra de São Martinho do Porto, a Marinha Portuguesa aconselha a proceder com cautela e praticar barra apenas na preia mar.

Para o litoral, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê agitação marítima com ondulação de 4 a 5 metros.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.