sicnot

Perfil

País

Barra marítima de Esposende fechada a toda a navegação

A barra marítima de Esposende está hoje fechada a toda a navegação e outras cinco estão condicionadas devido às previões metereologicas, de acordo com a Marinha Portuguesa.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

ESTELA SILVA

Segundo a informação disponibilizada na página da Marinha Portuguesa na Internet, desde as 07:37 a barra de Esposende está fechada a toda a navegação devido à previsão de mau tempo que irá atingir a costa norte de Portugal continental.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos do Porto, Viana do Castelo, Porto, Braga e Vila Real vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 23:59 de hoje devido à previsão de chuva forte e persistente e à possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O instituto colocou também em aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro e Guarda devido à possibilidade de chuva e vento com rajadas da ordem dos 120 quilómetros por hora nas terras altas entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.

As barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão condicionadas à navegação, segundo a Marinha.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto a de Vila do Conde está condicionada a barcos de comprimento menor de 12 metros e calado inferior a dois metros, que devem navegar apenas duas horas antes e igual período depois da preia-mar.

A barra vilacondense está igualmente condicionada a embarcações de comprimento superior a 12 metros e de mais dois metros de calado, autorizadas apenas a navegar na preia-mar

Já a barra de Aveiro encontra-se condicionada a embarcações com comprimento de fora-a-fora inferior a 15 metros, enquanto a da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento de fora-a-fora inferior a 11 metros.

Para a barra de São Martinho do Porto, a Marinha Portuguesa aconselha a proceder com cautela e praticar barra apenas na preia mar.

Para o litoral, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê agitação marítima com ondulação de 4 a 5 metros.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.