sicnot

Perfil

País

Universidade Europeia oferece licenciaturas a alunos sírios

A Universidade Europeia vai oferecer a cinco alunos sírios, que deverão chegar a Portugal nos próximos dias, bolsas de estudo para tirarem licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, revelou à Lusa o reitor daquela instituição.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A Universidade Europeia vai oferecer a cinco alunos sírios, que deverão chegar a Portugal nos próximos dias, bolsas de estudo para tirarem licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, revelou à Lusa o reitor daquela instituição.

A uma semana do início das aulas, o reitor da Universidade Europeia (EU) vai assinar esta quarta-feira um protocolo com a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, criada em 2013 por Jorge Sampaio, que permitirá a cinco jovens fazer gratuitamente a sua formação superior.

"A universidade considera que é fundamental, neste momento, ter uma particular atenção para com o que se passa na Síria e com os refugiados e nada melhor do que criar condições para que os estudantes possam nesta altura ser acolhidos noutros países e outras universidades para fazer a sua formação e mais tarde poderem voltar ao seu país", contou à Lusa o reitor João Proença.

A universidade vai financiar as bolsas que terão a duração de três anos e que representam um custo total de cerca de 83 mil euros, segundo as contas feitas pelo reitor.

Os estudantes, que vão tirar licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, ainda estão na Síria mas "deverão chegar muito em breve", acrescentou o professor catedrático, lembrando que as aulas começam na próxima semana.

Este protocolo já estava a ser negociado há vários meses com a plataforma, que selecionou os alunos, e será agora assinado durante uma cerimónia que vai ocorrer no Auditório do Lispolis, em Lisboa.

Criada com o objetivo de minorar o impacto da guerra nos jovens universitários, a Plataforma trabalha em parceria com várias instituições internacionais e tem permitido oferecer formação superior a centenas de alunos sírios nos últimos anos.

O reitor João Proença diz estar disponível para continuar a colaborar nos projetos destinados a ajudar a minorar os problemas dos refugiados: "Nada melhor do que as universidade para ajudar estes jovens que mais tarde podem regressar ao sei pais e ajudar na sua reconstrução e recuperação".

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.