sicnot

Perfil

País

Universidade Europeia oferece licenciaturas a alunos sírios

A Universidade Europeia vai oferecer a cinco alunos sírios, que deverão chegar a Portugal nos próximos dias, bolsas de estudo para tirarem licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, revelou à Lusa o reitor daquela instituição.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A Universidade Europeia vai oferecer a cinco alunos sírios, que deverão chegar a Portugal nos próximos dias, bolsas de estudo para tirarem licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, revelou à Lusa o reitor daquela instituição.

A uma semana do início das aulas, o reitor da Universidade Europeia (EU) vai assinar esta quarta-feira um protocolo com a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, criada em 2013 por Jorge Sampaio, que permitirá a cinco jovens fazer gratuitamente a sua formação superior.

"A universidade considera que é fundamental, neste momento, ter uma particular atenção para com o que se passa na Síria e com os refugiados e nada melhor do que criar condições para que os estudantes possam nesta altura ser acolhidos noutros países e outras universidades para fazer a sua formação e mais tarde poderem voltar ao seu país", contou à Lusa o reitor João Proença.

A universidade vai financiar as bolsas que terão a duração de três anos e que representam um custo total de cerca de 83 mil euros, segundo as contas feitas pelo reitor.

Os estudantes, que vão tirar licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, ainda estão na Síria mas "deverão chegar muito em breve", acrescentou o professor catedrático, lembrando que as aulas começam na próxima semana.

Este protocolo já estava a ser negociado há vários meses com a plataforma, que selecionou os alunos, e será agora assinado durante uma cerimónia que vai ocorrer no Auditório do Lispolis, em Lisboa.

Criada com o objetivo de minorar o impacto da guerra nos jovens universitários, a Plataforma trabalha em parceria com várias instituições internacionais e tem permitido oferecer formação superior a centenas de alunos sírios nos últimos anos.

O reitor João Proença diz estar disponível para continuar a colaborar nos projetos destinados a ajudar a minorar os problemas dos refugiados: "Nada melhor do que as universidade para ajudar estes jovens que mais tarde podem regressar ao sei pais e ajudar na sua reconstrução e recuperação".

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17