sicnot

Perfil

País

Universidade Europeia oferece licenciaturas a alunos sírios

A Universidade Europeia vai oferecer a cinco alunos sírios, que deverão chegar a Portugal nos próximos dias, bolsas de estudo para tirarem licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, revelou à Lusa o reitor daquela instituição.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A Universidade Europeia vai oferecer a cinco alunos sírios, que deverão chegar a Portugal nos próximos dias, bolsas de estudo para tirarem licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, revelou à Lusa o reitor daquela instituição.

A uma semana do início das aulas, o reitor da Universidade Europeia (EU) vai assinar esta quarta-feira um protocolo com a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, criada em 2013 por Jorge Sampaio, que permitirá a cinco jovens fazer gratuitamente a sua formação superior.

"A universidade considera que é fundamental, neste momento, ter uma particular atenção para com o que se passa na Síria e com os refugiados e nada melhor do que criar condições para que os estudantes possam nesta altura ser acolhidos noutros países e outras universidades para fazer a sua formação e mais tarde poderem voltar ao seu país", contou à Lusa o reitor João Proença.

A universidade vai financiar as bolsas que terão a duração de três anos e que representam um custo total de cerca de 83 mil euros, segundo as contas feitas pelo reitor.

Os estudantes, que vão tirar licenciaturas nas áreas de gestão e turismo, ainda estão na Síria mas "deverão chegar muito em breve", acrescentou o professor catedrático, lembrando que as aulas começam na próxima semana.

Este protocolo já estava a ser negociado há vários meses com a plataforma, que selecionou os alunos, e será agora assinado durante uma cerimónia que vai ocorrer no Auditório do Lispolis, em Lisboa.

Criada com o objetivo de minorar o impacto da guerra nos jovens universitários, a Plataforma trabalha em parceria com várias instituições internacionais e tem permitido oferecer formação superior a centenas de alunos sírios nos últimos anos.

O reitor João Proença diz estar disponível para continuar a colaborar nos projetos destinados a ajudar a minorar os problemas dos refugiados: "Nada melhor do que as universidade para ajudar estes jovens que mais tarde podem regressar ao sei pais e ajudar na sua reconstrução e recuperação".

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.