sicnot

Perfil

País

INEM lamenta greve marcada por técnicos e garante medidas de socorro

O INEM lamentou hoje a decisão dos técnicos do instituto de marcar uma greve para 01 de outubro e avisou que tomará todas as providências para manter os níveis de operacionalidade necessários para prestar socorro de emergência médica.

(SIC/ Arquivo)

Os técnicos do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica marcaram uma greve nacional em protesto pela falta de conclusão da negociação da carreira com o Ministério da Saúde.

Segundo Luís Pesca, dirigente da Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, os tripulantes de ambulâncias do INEM e os trabalhadores dos centros de orientação de doentes urgentes (CODU) decidiram marcar uma greve nacional para dia 1 do próximo mês, três dias antes das eleições legislativas, que coincidirá com uma manifestação de protesto em Lisboa.

Em comunicado, o INEM deixa um apelo aos seus profissionais para que "mantenham o compromisso fundamental "de garantir a "prestação de auxílio de emergência médica em condições de respeito pela expectativa pública de prontidão e efetividade".

O INEM deixa ainda um sinal de confiança à população, lembrando que o socorro de emergência é assegurado numa perspetiva de complementaridade de meios, no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), de que fazem parte o INEM, os Bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa, bem como a PSP e a GNR.

"Assim, o Sistema Integrado de Emergência Médica manterá as suas condições de operacionalidade e o socorro à população estará sempre assegurado", sublinha.

Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14