sicnot

Perfil

País

Portugal teve mais de 58 mil hectares de área ardida entre janeiro e 15 de setembro

Portugal registou, entre 01 de janeiro e 15 de setembro, 14.838 ocorrências (3.067 incêndios florestais e 11.771 fogachos), com 58.116 hectares de área ardida, indica o 7º relatório provisório de incêndios florestais.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

SIC

A base de dados nacional de incêndios florestais adianta que da área ardida 22.260 correspondem a povoamentos e 35.856 hectares a matos.

Comparando os valores deste ano com o histórico dos últimos 10 anos (2005-2014), o Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta destaca que se registaram menos 12 por cento de ocorrências relativamente à média verificada no decénio 2005-2014 e ardeu menos 37 por cento do que o valor médio de área ardida para o mesmo período.

O relatório realça ainda que em 2015 - até 15 de setembro - a área ardida em povoamento é cerca de metade da respetiva área ardida média (aproximadamente 52 por cento).

Lusa

  • Fogo em Tondela dominado
    2:37

    País

    Já está dominado o incêndio de grandes proporções que deflagrou numa fábrica de Tondela, no concelho de Viseu. Cerca de 200 operacionais estiveram no terreno no combate a este fogo que deflagrou numa empresa de reciclagem, na zona industrial de Lajedo.

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.