sicnot

Perfil

País

Portugal teve mais de 58 mil hectares de área ardida entre janeiro e 15 de setembro

Portugal registou, entre 01 de janeiro e 15 de setembro, 14.838 ocorrências (3.067 incêndios florestais e 11.771 fogachos), com 58.116 hectares de área ardida, indica o 7º relatório provisório de incêndios florestais.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

SIC

A base de dados nacional de incêndios florestais adianta que da área ardida 22.260 correspondem a povoamentos e 35.856 hectares a matos.

Comparando os valores deste ano com o histórico dos últimos 10 anos (2005-2014), o Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta destaca que se registaram menos 12 por cento de ocorrências relativamente à média verificada no decénio 2005-2014 e ardeu menos 37 por cento do que o valor médio de área ardida para o mesmo período.

O relatório realça ainda que em 2015 - até 15 de setembro - a área ardida em povoamento é cerca de metade da respetiva área ardida média (aproximadamente 52 por cento).

Lusa

  • Fogo em Tondela dominado
    2:37

    País

    Já está dominado o incêndio de grandes proporções que deflagrou numa fábrica de Tondela, no concelho de Viseu. Cerca de 200 operacionais estiveram no terreno no combate a este fogo que deflagrou numa empresa de reciclagem, na zona industrial de Lajedo.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.