sicnot

Perfil

País

Portugal teve mais de 58 mil hectares de área ardida entre janeiro e 15 de setembro

Portugal registou, entre 01 de janeiro e 15 de setembro, 14.838 ocorrências (3.067 incêndios florestais e 11.771 fogachos), com 58.116 hectares de área ardida, indica o 7º relatório provisório de incêndios florestais.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

SIC

A base de dados nacional de incêndios florestais adianta que da área ardida 22.260 correspondem a povoamentos e 35.856 hectares a matos.

Comparando os valores deste ano com o histórico dos últimos 10 anos (2005-2014), o Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta destaca que se registaram menos 12 por cento de ocorrências relativamente à média verificada no decénio 2005-2014 e ardeu menos 37 por cento do que o valor médio de área ardida para o mesmo período.

O relatório realça ainda que em 2015 - até 15 de setembro - a área ardida em povoamento é cerca de metade da respetiva área ardida média (aproximadamente 52 por cento).

Lusa

  • Fogo em Tondela dominado
    2:37

    País

    Já está dominado o incêndio de grandes proporções que deflagrou numa fábrica de Tondela, no concelho de Viseu. Cerca de 200 operacionais estiveram no terreno no combate a este fogo que deflagrou numa empresa de reciclagem, na zona industrial de Lajedo.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.