sicnot

Perfil

País

Subconcessões do Metro de Lisboa e da Carris assinadas hoje

O contrato de subconcessão do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris à empresa espanhola Avanza deverá ser assinado hoje, dia em que sindicalistas e trabalhadores do Metro realizam uma ação pública de protesto.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters


O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, revelou na semana passada que o acordo de subconcessão do Metro e Carris será assinado na quarta-feira.

A assinatura do acordo decorrerá de forma privada.

Hoje de manhã, sindicatos e trabalhadores do Metropolitano vão realizar, entre o elevador de Santa Justa e o Largo Camões, em Lisboa, uma "ação de denúncia pública e de repúdio" pela subconcessão das empresas.

"Entendemos assinalar este dia com a entrega de um lápis para, simbolicamente, dizer que a assinatura não tem qualquer valor, e com o compromisso de que voltaremos a seguir às eleições com a borracha para fazer cumprir aquilo que nos disseram [acerca] de anulação do contrato", disse à Lusa Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

A dirigente sindical lembrou que, na semana passada, PS, PCP e Bloco de Esquerda (BE) comprometeram-se, perante os trabalhadores e reformados do Metropolitano de Lisboa, a reverter o processo de subconcessão da empresa, caso exerçam funções governativas a partir de 04 de outubro.

Além da Fectrans, participam na iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal, o Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano de Lisboa, e a Comissão de Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.