sicnot

Perfil

País

Lince nascido em Silves e libertado em Espanha detetado no concelho onde nasceu

Um dos linces nascidos no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, regressou ao concelho algarvio, de acordo com registos obtidos na quarta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

Em comunicado, a Câmara de Silves refere que o lince Khan - um macho de um grupo de dois que, em de novembro de 2014, foram reintroduzidos na natureza, em Espanha -, nadou através do Rio Guadiana para chegar a Portugal no dia 28 de junho, regressando agora ao território onde nasceu.

O ICNF tem acompanhado o percurso do lince Khan através de informações obtidas a partir de um colar de GPS que este traz consigo, o que permitiu detetar o animal a norte do concelho de Silves, quase um ano depois de ter sido libertado na região espanhola de Castilla-La Mancha.

Através desse colar, o instituto consegue registar as deslocações e os comportamentos do animal, o uso dos territórios que percorre e outros parâmetros biológicos essenciais à conservação da espécie.

O animal iniciou a sua dispersão para oeste, "usando as áreas de alta montanha, que o levaram a atravessar o Parque Nacional de Cabañeros, até chegar à região de La Jara", ponto a partir do qual iniciou um "movimento dispersivo até ao rio Tejo", tendo continuado o seu caminho para o sul da província de Toledo e depois passado para a província de Cáceres, lê-se no comunicado.

Khan e o seu irmão Kentaro são dois exemplares da espécie nascidos no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves, que foram libertados em Espanha, no âmbito do projeto LIFE + Iberlince, tendo ambos regressado a território português.

A Câmara de Silves refere ainda que tem trabalhado em estreita colaboração com as entidades que tutelam o Centro de Reprodução do Lince Ibérico, quer no desenvolvimento de ações de sensibilização, quer em atividades relacionadas com a promoção da rota turística e pedagógica "No caminho do lince-ibérico".

A presidente da autarquia, Rosa Palma, sublinha a "importância que este projeto tem na promoção do património natural, cultural e cientifico do concelho e na dinamização da imagem cultural e turística de Silves, associando-o à marca 'lince'".

Lusa

  • Portuguesa entre os 14 mortos dos atentados na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das 13 vítimas mortais do atentado de ontem em Barcelona é portuguesa e há mais um português desaparecido. Entretanto, uma pessoa morreu e cinco suspeitos foram abatidos num segundo ataque esta madrugada em Espanha. As operações de busca centram-se num nome: Moussa Oukabir. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Driss Oukabir: suspeito do atentado ou vítima de roubo de identidade?
    2:40

    Ataque em Barcelona

    Um dos dois suspeitos, do ataque nas Ramblas, detidos pela polícia foi inicialmente identificado como Driss Oukabir, um homem de 28 anos. Mais tarde, um homem com o mesmo nome apresentou-se numa esquadra em Girona, a mais de 100 quilómetros do local do atropelamento afirmando que lhe tinha sido roubada a identificação. De acordo com alguma imprensa espanhola, poderá ter sido o irmão, Moussa Oukabir, um jovem de 18 anos que vive em Barcelona, como explicou também Nuno Rogeiro, comentador da SIC.

  • "Nas Ramblas, é como se nada tivesse acontecido"
    1:35

    Ataque em Barcelona

    Um atentado terrorista em Barcelona matou 13 pessoas e feriu cerca de 100. O ataque aconteceu na zona das Ramblas, quando uma carrinha avançou sobre quem circulava nessa grande via no centro da capital da Catalunha. O repórter Emanuel Nunes está em Barcelona e deu conta do regresso à normalidade nas Ramblas, logo às primeiras horas da manhã.

  • Barcelona abalada pelo terrorismo
    1:03
  • "O abandono provoca incêndios desta dimensão"
    0:55

    País

    O antigo vereador da Câmara de Mação José Silva acredita que a desertificação do interior também é, em parte, responsável pelos incêndios. Segundo José Silva, Mação tem cada vez menos habitantes e é por essa razão que os terrenos são deixados ao abandono.

  • Mação perdeu 80% da área florestal
    3:39
  • Médicos e ministro da Saúde voltam hoje às negociações

    País

    O Ministério da Saúde deverá apresentar uma proposta que poderá ser decisiva para a convocação ou não de uma nova greve. O Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional de Médicos tinham anunciado, no dia 11 de agosto, que vão realizar uma greve de dois dias na primeira semana de outubro, se a nova proposta negocial não levar em conta o que reivindicam.