sicnot

Perfil

País

Lince nascido em Silves e libertado em Espanha detetado no concelho onde nasceu

Um dos linces nascidos no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, regressou ao concelho algarvio, de acordo com registos obtidos na quarta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

Em comunicado, a Câmara de Silves refere que o lince Khan - um macho de um grupo de dois que, em de novembro de 2014, foram reintroduzidos na natureza, em Espanha -, nadou através do Rio Guadiana para chegar a Portugal no dia 28 de junho, regressando agora ao território onde nasceu.

O ICNF tem acompanhado o percurso do lince Khan através de informações obtidas a partir de um colar de GPS que este traz consigo, o que permitiu detetar o animal a norte do concelho de Silves, quase um ano depois de ter sido libertado na região espanhola de Castilla-La Mancha.

Através desse colar, o instituto consegue registar as deslocações e os comportamentos do animal, o uso dos territórios que percorre e outros parâmetros biológicos essenciais à conservação da espécie.

O animal iniciou a sua dispersão para oeste, "usando as áreas de alta montanha, que o levaram a atravessar o Parque Nacional de Cabañeros, até chegar à região de La Jara", ponto a partir do qual iniciou um "movimento dispersivo até ao rio Tejo", tendo continuado o seu caminho para o sul da província de Toledo e depois passado para a província de Cáceres, lê-se no comunicado.

Khan e o seu irmão Kentaro são dois exemplares da espécie nascidos no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves, que foram libertados em Espanha, no âmbito do projeto LIFE + Iberlince, tendo ambos regressado a território português.

A Câmara de Silves refere ainda que tem trabalhado em estreita colaboração com as entidades que tutelam o Centro de Reprodução do Lince Ibérico, quer no desenvolvimento de ações de sensibilização, quer em atividades relacionadas com a promoção da rota turística e pedagógica "No caminho do lince-ibérico".

A presidente da autarquia, Rosa Palma, sublinha a "importância que este projeto tem na promoção do património natural, cultural e cientifico do concelho e na dinamização da imagem cultural e turística de Silves, associando-o à marca 'lince'".

Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41