sicnot

Perfil

País

Lince nascido em Silves e libertado em Espanha detetado no concelho onde nasceu

Um dos linces nascidos no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, regressou ao concelho algarvio, de acordo com registos obtidos na quarta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

Em comunicado, a Câmara de Silves refere que o lince Khan - um macho de um grupo de dois que, em de novembro de 2014, foram reintroduzidos na natureza, em Espanha -, nadou através do Rio Guadiana para chegar a Portugal no dia 28 de junho, regressando agora ao território onde nasceu.

O ICNF tem acompanhado o percurso do lince Khan através de informações obtidas a partir de um colar de GPS que este traz consigo, o que permitiu detetar o animal a norte do concelho de Silves, quase um ano depois de ter sido libertado na região espanhola de Castilla-La Mancha.

Através desse colar, o instituto consegue registar as deslocações e os comportamentos do animal, o uso dos territórios que percorre e outros parâmetros biológicos essenciais à conservação da espécie.

O animal iniciou a sua dispersão para oeste, "usando as áreas de alta montanha, que o levaram a atravessar o Parque Nacional de Cabañeros, até chegar à região de La Jara", ponto a partir do qual iniciou um "movimento dispersivo até ao rio Tejo", tendo continuado o seu caminho para o sul da província de Toledo e depois passado para a província de Cáceres, lê-se no comunicado.

Khan e o seu irmão Kentaro são dois exemplares da espécie nascidos no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves, que foram libertados em Espanha, no âmbito do projeto LIFE + Iberlince, tendo ambos regressado a território português.

A Câmara de Silves refere ainda que tem trabalhado em estreita colaboração com as entidades que tutelam o Centro de Reprodução do Lince Ibérico, quer no desenvolvimento de ações de sensibilização, quer em atividades relacionadas com a promoção da rota turística e pedagógica "No caminho do lince-ibérico".

A presidente da autarquia, Rosa Palma, sublinha a "importância que este projeto tem na promoção do património natural, cultural e cientifico do concelho e na dinamização da imagem cultural e turística de Silves, associando-o à marca 'lince'".

Lusa