sicnot

Perfil

País

Bombeiros de Paço de Arcos cancelam aluguer de salão para conferência neonazi

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos decidiu cancelar o aluguer do seu salão para uma conferência onde deveria discursar um italiano alegadamente conotado com organizações neozanis paramilitares.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Carlos Barria / Reuters

Em comunicado, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Paço de Arcos, Tiago Fernandes, relata que foi solicitado, como em muitas outras ocasiões, o aluguer do salão nobre, para a organização de eventos, conferências e festas, tendo sido erradamente comunicado que iria falar um ex-soldado de guerra da Ucrânia.

"Após diversas notícias com alguma conotação negativa, fazendo referência a ligações neo nazis na Europa, esta associação demarca-se de qualquer tipo de ideologia que incentive a violência e xenofobia", esclareceu Tiago Fernandes em nota enviada à Lusa, justificando que o cancelamento visou salvaguardar o bom nome da associação de bombeiros.

O anúncio do cancelamento por parte da Associação Humanitária surgiu depois de o Jornal de Notícias noticiar que Francesco Saverio Montana, um italiano radical de extrema-direita, ia discursar nos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, numa conferência promovida por uma associação cujos elementos avançaram com uma petição contra a vinda de refugiados.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".