sicnot

Perfil

País

Bombeiros de Paço de Arcos cancelam aluguer de salão para conferência neonazi

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos decidiu cancelar o aluguer do seu salão para uma conferência onde deveria discursar um italiano alegadamente conotado com organizações neozanis paramilitares.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Carlos Barria / Reuters

Em comunicado, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Paço de Arcos, Tiago Fernandes, relata que foi solicitado, como em muitas outras ocasiões, o aluguer do salão nobre, para a organização de eventos, conferências e festas, tendo sido erradamente comunicado que iria falar um ex-soldado de guerra da Ucrânia.

"Após diversas notícias com alguma conotação negativa, fazendo referência a ligações neo nazis na Europa, esta associação demarca-se de qualquer tipo de ideologia que incentive a violência e xenofobia", esclareceu Tiago Fernandes em nota enviada à Lusa, justificando que o cancelamento visou salvaguardar o bom nome da associação de bombeiros.

O anúncio do cancelamento por parte da Associação Humanitária surgiu depois de o Jornal de Notícias noticiar que Francesco Saverio Montana, um italiano radical de extrema-direita, ia discursar nos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, numa conferência promovida por uma associação cujos elementos avançaram com uma petição contra a vinda de refugiados.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.