sicnot

Perfil

País

Bombeiros de Paço de Arcos cancelam aluguer de salão para conferência neonazi

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos decidiu cancelar o aluguer do seu salão para uma conferência onde deveria discursar um italiano alegadamente conotado com organizações neozanis paramilitares.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Carlos Barria / Reuters

Em comunicado, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Paço de Arcos, Tiago Fernandes, relata que foi solicitado, como em muitas outras ocasiões, o aluguer do salão nobre, para a organização de eventos, conferências e festas, tendo sido erradamente comunicado que iria falar um ex-soldado de guerra da Ucrânia.

"Após diversas notícias com alguma conotação negativa, fazendo referência a ligações neo nazis na Europa, esta associação demarca-se de qualquer tipo de ideologia que incentive a violência e xenofobia", esclareceu Tiago Fernandes em nota enviada à Lusa, justificando que o cancelamento visou salvaguardar o bom nome da associação de bombeiros.

O anúncio do cancelamento por parte da Associação Humanitária surgiu depois de o Jornal de Notícias noticiar que Francesco Saverio Montana, um italiano radical de extrema-direita, ia discursar nos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, numa conferência promovida por uma associação cujos elementos avançaram com uma petição contra a vinda de refugiados.

Lusa

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC