"Doença dos pezinhos" aumenta no sul, campanha quer informar sobre teste precoce
25.09.2015 09h43
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) está preocupado com o aumento de casos de paramiloidose ("doença dos pezinhos") no sul e vai lançar uma campanha informativa sobre um diagnóstico que permite aos filhos dos doentes nascerem saudáveis.

© Jorge Lopez / Reuters
"A doença está a diminuir no norte do país [onde inicialmente foi identificada], mas a agravar-se no sul", disse à agência Lusa o presidente do CNPMA, Eurico Reis.
A Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), conhecida como a "doença dos pezinhos", foi descrita pela primeira vez na Póvoa do Varzim, pelo neurologista Corino de Andrade.
Segundo Eurico Reis, apesar da possibilidade do transplante hepático e de alguma medicação, existe um método que permite evitar o nascimento de uma criança com a doença, já que esta é uma patologia hereditária.
Trata-se do Diagnóstico Genético Pré-Implantação (DGPI), uma técnica de Procriação Medicamente Assistida (PMA) que consiste na análise às células do embrião, nos primeiros dias do seu desenvolvimento.
O objetivo é que só os embriões saudáveis sejam transferidos para o útero.
"Quando se trata de doenças graves e incapacitantes, como esta é, não queremos que as crianças nasçam doentes quando é possível impedi-lo", disse o juiz desembargador, referindo-se ao DGPI.
Eurico Reis apercebeu-se de que não é devidamente conhecida a posição do CNPMA sobre esta possibilidade, pelo que foi decidido fazer uma campanha de informação, a qual se irá realizar em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).
"No interior do IPST não havia a ideia que o CNPMA -- não é que sejamos permissivos -- tem uma perspetiva alargada em relação a esta matéria", disse.
Em relação aos pais que não queiram fazer o diagnóstico, preferindo arriscar ter filhos doentes, o juiz disse que tal "está dentro da sua margem de liberdade, por muito que isso depois custe em matéria de gastos no Serviço Nacional de Saúde".
"Agora, os pais que não querem que os seus filhos sejam doentes podem e devem socorrer-se destas técnicas", adiantou.
"O facto de nascerem crianças doentes, quando podiam não nascer e quando os pais não querem sujeitar os seus filhos a essa doença, é uma coisa que me horroriza", acrescentou.
Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP), Carlos Figueiras, disse que este tratamento já é utilizado por casais com um dos elementos doente "há muitos anos".
"Já temos muitos meninos que nasceram por Fertilização In Vitro (FIV) pré implantatória e que não são portadores da doença", afirmou.
Para Carlos Figueira, que se congratula com a campanha de sensibilização do CNPMA, "a maioria esmagadora das pessoas querem ter filhos sadios e, para isso, não têm problemas de recorrer a este método".
Na Homepage
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
-
Todos os casos confirmados de sarampo estão curados
Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados, havendo ainda 18 casos a ser investigados, segundo um boletim hoje emitido pela Direção-geral da Saúde (DGS).
20.04.2018 às 15h44
- 0:49
Rui Rio responsabiliza Governo de Sócrates pelas condições da ala pediátrica do S. João
O líder do PSD diz que conhece bem o problema da ala pediátrica do hospital de São João e responsabilizou o Governo de Sócrates pelo estado a que chegou o serviço.
20.04.2018 às 13h48
- 2:37
Ricardo Salgado é suspeito de pagar 1M€ a Manuel Pinho
Ricardo Salgado vai ser constituído arguido no processo EDP. O homem forte do GES é suspeito de ter pagado 1 milhão de euros ao antigo ministro Manuel Pinho através de transferências mensais. Metade terá sido paga enquanto o economista ainda estava no Governo.
20.04.2018 às 14h10
-
Preço dos combustíveis volta a subir na próxima semana
O preço dos combustíveis volta a subir já na segunda-feira, pela segunda semana consecutiva. Em algumas bombas, o gasóleo vai custar 1,40 euros por litro.
20.04.2018 às 14h55
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
ETA reconhece danos e pede "sinceras desculpas" às vítimas
A organização separatista basca ETA reconheceu hoje os "danos causados" e a "responsabilidade direta" no "sofrimento excessivo" da sociedade basca durante décadas, pelo qual pediu "sinceras desculpas".
20.04.2018 às 9h01
-
-
Príncipe Carlos vai suceder à rainha Isabel II na liderança da Commonwealth
O príncipe Carlos foi esta sexta-feira aprovado como sucessor da Rainha Isabel II à liderança da Commonwealth, noticiou a imprensa britânica. O príncipe irá ocupar o lugar na mesma altura em que se tornar Rei de Inglaterra.
20.04.2018 às 15h20
- 1:29
Cuba tem um novo Presidente para manter tudo como está
O novo presidente de Cuba Miguel Díaz Canel promete honrar o legado de Fidel e Raul Castro e defender o socialismo em Cuba. O número dois do regime de Havana promete dar continuidade às reformas iniciadas pelo antecessor Raul Castro que, com 86 anos, vai continuar como secretário-geral do PC de Cuba pelo menos até 2021.
20.04.2018 às 14h36
-
Papagaios de papel com combustível são nova arma de manifestantes palestinianos
20.04.2018 às 15h53