sicnot

Perfil

País

Centenas de alunos da Universidade de Lisboa sem apoio para Erasmus

Centenas de alunos da Universidade de Lisboa que se candidataram ao programa Erasmus não vão ter direito a bolsas de estudo.

Ao contrário da Universidade de Lisboa, as restantes instituições de ensino superior conseguiram dar a volta à redução da verba disponível e continuam a conceder bolsas de estudo. (Arquivo)

Ao contrário da Universidade de Lisboa, as restantes instituições de ensino superior conseguiram dar a volta à redução da verba disponível e continuam a conceder bolsas de estudo. (Arquivo)

SIC

O jornal Público escreve este sábado que a instituição comunicou aos estudantes que tinham previsto sair no 2º semestre que não tem dinheiro para os apoiar.

A agência nacional que gere o programa Erasmus confirma que houve um corte no dinheiro disponível, mas que as universidades sabiam desta redução há mais de um ano. Ao todo, os fundos destinados ao programa, este ano, chegam aos 15 milhões de euros, mas uma parte da verba está a ser desviada para instituições privadas e outros projetos de mobilidade, o que tira o financiamento ao programa Erasmus.

Ao contrário da Universidade de Lisboa, as restantes instituições de ensino superior conseguiram dar a volta à redução da verba disponível e continuam a conceder bolsas de estudo.

  • Uma viagem ao mundo dos estudantes Erasmus
    3:53

    País

    O programa Erasmus existe desde 1987. Em 27 anos, 3 milhões de estudantes europeus participaram neste intercâmbio universitário. Destes, cerca de 80 mil eram portugueses. Mas há números muito mais surpreendentes. Diz a Comissão Europeia que este programa já gerou 1 milhão de bebés. A Grande Reportagem, que poderá ver logo no Jornal da Noite, vai mostrar-lhe algumas dessas crianças, histórias de estudantes portugueses e estrangeiros e os negócios em volta do Erasmus que em Lisboa já representam vários milhões.

  • Fazer Erasmus na Grécia
    11:31

    SIC Europa

    Estreamos nesta nova série um segmento dedicado ao programa Erasmus, criado em 1987, e que atingiu, em 2013, três milhões de participantes! Os repórteres dos Europeus viajaram até à Grécia para acompanhar a vida de quem aceitou mudar de país durante alguns meses.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16