sicnot

Perfil

País

Mais de 400 militares destacados em operações já exerceram o voto antecipado

Mais de 400 militares das forças nacionais destacadas em teatros de operações já exerceram o seu direito de voto antecipado, entre 22 e 24 de setembro, disse à Lusa fonte oficial do Ministério da Defesa Nacional.

Lusa/ Arquivo

Os 185 militares presentes no Kosovo votaram no dia 24 de setembro. Tratando-se de um período de rotação desta força nacional destacada, pelo menos mais 50 militares do contingente que partiu na segunda-feira, 28 de setembro, também exerceram o direito de voto antecipado nas respetivas autarquias, informou a mesma fonte.

Também os 196 militares portugueses que integram a Força de Reação Imediata da NATO (Standing NATO Maritime Group One -- SNMG1) votaram a 24 de setembro, a bordo da Fragata NRP D. Francisco de Almeida.

Os quatro militares integrados na missão da União Europeia na Somália, assim como os cinco militares que estão a contribuir para o treino e formação das forças locais do Mali também exerceram o voto antecipado a 24 de setembro.

A 23 de setembro votaram os 30 militares portugueses em missão no Iraque, integrados na coligação internacional Operation Inherent Resolve, e entre os dias 22 e 23 de setembro exerceram o direito de voto os onze militares destacados na RSM e na UNAMA, no Afeganistão.

Os oito militares presentes na República Centro Africana, numa missão da União Europeia, votaram no dia 22 de setembro.

Segundo o Ministério da Defesa Nacional, o voto dos militares destacados foi assegurado com a deslocação de representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e diplomatas a cada um dos teatros de operações.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.