sicnot

Perfil

País

Mais de 400 militares destacados em operações já exerceram o voto antecipado

Mais de 400 militares das forças nacionais destacadas em teatros de operações já exerceram o seu direito de voto antecipado, entre 22 e 24 de setembro, disse à Lusa fonte oficial do Ministério da Defesa Nacional.

Lusa/ Arquivo

Os 185 militares presentes no Kosovo votaram no dia 24 de setembro. Tratando-se de um período de rotação desta força nacional destacada, pelo menos mais 50 militares do contingente que partiu na segunda-feira, 28 de setembro, também exerceram o direito de voto antecipado nas respetivas autarquias, informou a mesma fonte.

Também os 196 militares portugueses que integram a Força de Reação Imediata da NATO (Standing NATO Maritime Group One -- SNMG1) votaram a 24 de setembro, a bordo da Fragata NRP D. Francisco de Almeida.

Os quatro militares integrados na missão da União Europeia na Somália, assim como os cinco militares que estão a contribuir para o treino e formação das forças locais do Mali também exerceram o voto antecipado a 24 de setembro.

A 23 de setembro votaram os 30 militares portugueses em missão no Iraque, integrados na coligação internacional Operation Inherent Resolve, e entre os dias 22 e 23 de setembro exerceram o direito de voto os onze militares destacados na RSM e na UNAMA, no Afeganistão.

Os oito militares presentes na República Centro Africana, numa missão da União Europeia, votaram no dia 22 de setembro.

Segundo o Ministério da Defesa Nacional, o voto dos militares destacados foi assegurado com a deslocação de representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e diplomatas a cada um dos teatros de operações.

Lusa

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.