sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva encontrou-se em Nova Iorque com homólogos do Kosovo, Paraguai e Colômbia

Segundo fonte diplomática, no encontro do chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, com a sua homóloga do Kosovo, Atifete Jahjaga pediu o apoio português para o processo de adesão do país à Unesco, bem como para a negociação que está a ser feita com a União Europeia para um programa de estabilização do país.

© Eduardo Munoz / Reuters

No segundo encontro da manhã, Cavaco Silva foi informado pelo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, sobre a negociação que a Mercosul está neste momento a fazer para a concretização de um acordo de associação com a União Europeia.

Segundo a fonte diplomática, Portugal tem sempre apoiado esta intenção da Mercosul, que é neste momento presidida pelo Paraguai.

No último encontro bilateral da manhã, o Presidente da República esteve com o chefe de Estado da Colômbia.

Cavaco Silva, que esteve na Colômbia há pouco mais de dois anos, recebeu de Juan Manuel Santos informações sobre o processo de paz em curso no país e sobre a integração na sociedade de antigos membros das FARC, sendo que neste momento a União Europeia tem em marcha um fundo de apoio para ajudar essa integração.

As relações comerciais entre os dois países foi outro dos assuntos em cima da mesa no encontro dos presidentes português e da Colômbia, assim como o sucesso da rota da TAP Lisboa-Bogotá, que tem neste momento uma taxa de ocupação superior a 90%.

Antes dos encontros bilaterais, o Presidente da República participou na abertura da cimeira dos líderes sobre a luta contra o terrorismo e o extremismo violento, convocada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

No segundo dia de visita a Nova Iorque, Cavaco Silva irá ainda encontrar-se à tarde com o primeiro-ministro de Timor-Leste, Rui Maria de Araújo, no cargo desde fevereiro.

Ao início da noite, em Newark, o Presidente da República irá encontrar-se com a comunidade portuguesa. No último grande encontro do chefe de Estado com as comunidades estarão presentes portugueses e luso-descendentes oriundos de vários Estados norte-americanos da Costa Leste.

Lusa

  • Portugal é um dos subscritores da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da ONU
    1:57

    País

    A situação dos refugiados foi um dos temas do discurso de Cavaco Silva nas Nações Unidas. Em Nova Iorque, o Presidente da República anunciou que Portugal é um dos subscritores da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, o mais ambicioso plano da ONU para os próximos 15 anos. Erradicar a pobreza extrema, facilitar o acesso à saúde e à educação e melhorar o ambiente são algumas das 17 áreas contidas na agenda 2030.

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.