sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva encontrou-se em Nova Iorque com homólogos do Kosovo, Paraguai e Colômbia

Segundo fonte diplomática, no encontro do chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, com a sua homóloga do Kosovo, Atifete Jahjaga pediu o apoio português para o processo de adesão do país à Unesco, bem como para a negociação que está a ser feita com a União Europeia para um programa de estabilização do país.

© Eduardo Munoz / Reuters

No segundo encontro da manhã, Cavaco Silva foi informado pelo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, sobre a negociação que a Mercosul está neste momento a fazer para a concretização de um acordo de associação com a União Europeia.

Segundo a fonte diplomática, Portugal tem sempre apoiado esta intenção da Mercosul, que é neste momento presidida pelo Paraguai.

No último encontro bilateral da manhã, o Presidente da República esteve com o chefe de Estado da Colômbia.

Cavaco Silva, que esteve na Colômbia há pouco mais de dois anos, recebeu de Juan Manuel Santos informações sobre o processo de paz em curso no país e sobre a integração na sociedade de antigos membros das FARC, sendo que neste momento a União Europeia tem em marcha um fundo de apoio para ajudar essa integração.

As relações comerciais entre os dois países foi outro dos assuntos em cima da mesa no encontro dos presidentes português e da Colômbia, assim como o sucesso da rota da TAP Lisboa-Bogotá, que tem neste momento uma taxa de ocupação superior a 90%.

Antes dos encontros bilaterais, o Presidente da República participou na abertura da cimeira dos líderes sobre a luta contra o terrorismo e o extremismo violento, convocada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

No segundo dia de visita a Nova Iorque, Cavaco Silva irá ainda encontrar-se à tarde com o primeiro-ministro de Timor-Leste, Rui Maria de Araújo, no cargo desde fevereiro.

Ao início da noite, em Newark, o Presidente da República irá encontrar-se com a comunidade portuguesa. No último grande encontro do chefe de Estado com as comunidades estarão presentes portugueses e luso-descendentes oriundos de vários Estados norte-americanos da Costa Leste.

Lusa

  • Portugal é um dos subscritores da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da ONU
    1:57

    País

    A situação dos refugiados foi um dos temas do discurso de Cavaco Silva nas Nações Unidas. Em Nova Iorque, o Presidente da República anunciou que Portugal é um dos subscritores da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, o mais ambicioso plano da ONU para os próximos 15 anos. Erradicar a pobreza extrema, facilitar o acesso à saúde e à educação e melhorar o ambiente são algumas das 17 áreas contidas na agenda 2030.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.