sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva encontrou-se em Nova Iorque com homólogos do Kosovo, Paraguai e Colômbia

Segundo fonte diplomática, no encontro do chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, com a sua homóloga do Kosovo, Atifete Jahjaga pediu o apoio português para o processo de adesão do país à Unesco, bem como para a negociação que está a ser feita com a União Europeia para um programa de estabilização do país.

© Eduardo Munoz / Reuters

No segundo encontro da manhã, Cavaco Silva foi informado pelo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, sobre a negociação que a Mercosul está neste momento a fazer para a concretização de um acordo de associação com a União Europeia.

Segundo a fonte diplomática, Portugal tem sempre apoiado esta intenção da Mercosul, que é neste momento presidida pelo Paraguai.

No último encontro bilateral da manhã, o Presidente da República esteve com o chefe de Estado da Colômbia.

Cavaco Silva, que esteve na Colômbia há pouco mais de dois anos, recebeu de Juan Manuel Santos informações sobre o processo de paz em curso no país e sobre a integração na sociedade de antigos membros das FARC, sendo que neste momento a União Europeia tem em marcha um fundo de apoio para ajudar essa integração.

As relações comerciais entre os dois países foi outro dos assuntos em cima da mesa no encontro dos presidentes português e da Colômbia, assim como o sucesso da rota da TAP Lisboa-Bogotá, que tem neste momento uma taxa de ocupação superior a 90%.

Antes dos encontros bilaterais, o Presidente da República participou na abertura da cimeira dos líderes sobre a luta contra o terrorismo e o extremismo violento, convocada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

No segundo dia de visita a Nova Iorque, Cavaco Silva irá ainda encontrar-se à tarde com o primeiro-ministro de Timor-Leste, Rui Maria de Araújo, no cargo desde fevereiro.

Ao início da noite, em Newark, o Presidente da República irá encontrar-se com a comunidade portuguesa. No último grande encontro do chefe de Estado com as comunidades estarão presentes portugueses e luso-descendentes oriundos de vários Estados norte-americanos da Costa Leste.

Lusa

  • Portugal é um dos subscritores da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da ONU
    1:57

    País

    A situação dos refugiados foi um dos temas do discurso de Cavaco Silva nas Nações Unidas. Em Nova Iorque, o Presidente da República anunciou que Portugal é um dos subscritores da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, o mais ambicioso plano da ONU para os próximos 15 anos. Erradicar a pobreza extrema, facilitar o acesso à saúde e à educação e melhorar o ambiente são algumas das 17 áreas contidas na agenda 2030.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.