sicnot

Perfil

País

Previsões de mau tempo obrigam a encerrar acesso à montanha do Pico

O acesso à montanha da ilha do Pico, nos Açores, o ponto mais alto do país, com 2.351 metros de altitude, estará encerrado entre hoje à noite e quarta-feira de manhã, devido às previsões de mau tempo.

A decisão foi tomada pelo Parque Natural de Ilha, com base nas condições meteorológicas e no aviso amarelo de precipitação e trovoada emitido hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e é descrita como medida de "proteção e segurança dos visitantes", de acordo com uma nota do Governo Regional dos Açores.

O encerramento da Casa da Montanha e a interdição preventiva de subidas à montanha irão vigorar entre as 20:00 de hoje (21:00 em Lisboa) e as 08:00 de quarta-feira, altura em que serão reavaliadas as condições e previsões meteorológicas.

O IPMA pôs hoje as ilhas do Grupo Central (Graciosa, Pico, São Jorge, Faial e Terceira) sob o aviso amarelo -- o segundo menos grave de uma escala de quatro - devido às previsões de chuva forte e trovoada para as próximas horas.

A Proteção Civil dos Açores recomenda, entre outras medidas, especial cuidado na circulação junto da orla costeira, a desobstrução dos sistemas de escoamento e a fixação de estruturas soltas, como andaimes e placards.

Lusa

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Marcelo não vai enviar recados ao Governo no discurso do 25 de Abril
    0:22

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa garante que não vai aproveitar o discurso do 25 de Abril para enviar recados ao Governo ou aos atores políticos. Em declarações à SIC, à margem da iniciativa "Escritores no Palácio de Belém", o Presidente da República explicou o que não vai dizer na intervenção de amanhã, na Assembleia da República.

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.