sicnot

Perfil

País

Previsões de mau tempo obrigam a encerrar acesso à montanha do Pico

O acesso à montanha da ilha do Pico, nos Açores, o ponto mais alto do país, com 2.351 metros de altitude, estará encerrado entre hoje à noite e quarta-feira de manhã, devido às previsões de mau tempo.

A decisão foi tomada pelo Parque Natural de Ilha, com base nas condições meteorológicas e no aviso amarelo de precipitação e trovoada emitido hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e é descrita como medida de "proteção e segurança dos visitantes", de acordo com uma nota do Governo Regional dos Açores.

O encerramento da Casa da Montanha e a interdição preventiva de subidas à montanha irão vigorar entre as 20:00 de hoje (21:00 em Lisboa) e as 08:00 de quarta-feira, altura em que serão reavaliadas as condições e previsões meteorológicas.

O IPMA pôs hoje as ilhas do Grupo Central (Graciosa, Pico, São Jorge, Faial e Terceira) sob o aviso amarelo -- o segundo menos grave de uma escala de quatro - devido às previsões de chuva forte e trovoada para as próximas horas.

A Proteção Civil dos Açores recomenda, entre outras medidas, especial cuidado na circulação junto da orla costeira, a desobstrução dos sistemas de escoamento e a fixação de estruturas soltas, como andaimes e placards.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.