sicnot

Perfil

País

Mais dois casos suspeitos de botulismo

Mais dois casos suspeitos de botulismo

Além dos três casos confirmados de botulismo há mais dois doentes que podem ter sido infetados com a doença. Todos os doentes estão internados mas nenhum corre risco de vida. Só na sexta-feira deverão ser conhecidos os resultados das análises aos dois novos doentes.

Segundo a Direção-geral da Saúde, os três doentes infetados com botulismo estão a evoluir favoravelmente.

A origem destes casos está associada à ingestão de alheiras comercializadas com a marca "Origem Transmontana". Os produtos à base de carne e os queijos dessa marca, e apenas dessa marca, foram retirados do mercado.

Quase todos os anos há notificações de botulismo em Portugal. Só em 2010 não houve qualquer caso detetado pelas autoridades de saúde. O pico mais alto de notificações foi em 2000 com 31 casos declarados.

  • O que é o botulismo?
    0:59

    País

    Os produtos da marca "Origem Transmontana" que foram retirados do mercado terão causado três casos de botulismo alimentar. Em comunicado, a Direção Geral da Saúde alerta para os perigos e explica o que pode estar na origem da doença.

  • Casos de botulismo alimentar prejudicam setor do fumeiro em Trás-os-Montes
    3:02

    País

    A notícia dos três casos de botulismo alimentar, relacionados com a ingestão de alheira da marca "Origem Transmontana", está a ter consequências negativas para o setor do fumeiro de Trás-os-Montes. Há já produtores de alheiras de Mirandela que se viram confrontados com o cancelamento de encomendas porque os consumidores estão associar o nome daquela marca a todos os produtos com origem na Região transmontana.

  • Retirados do mercado produtos de carne e queijo da marca "Origem Transmontana"
    1:03

    País

    As autoridades de saúde mandaram retirar do mercado os produtos à base de carne e os queijos da marca "Origem Transmontana". A medida foi tomada depois de terem sido detetados três casos de botulismo alimentar, uma doença com sintomas digestivos e neurológicos que pode causar a morte. A reportagem é do correspondente da SIC João Faiões.

  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Duas pessoas alvejadas devido a disputa de linha de água em Cabeceiras de Basto
    1:23

    País

    Duas pessoas foram alvejadas por causa de uma disputa de uma linha de água, esta terça-feira, em Cabeceiras de Basto. O suspeito escondeu-se num barracão, mas acabou por ser detido pela GNR. As vítimas sofreram ferimentos ligeiros no braço e no peito. O tenente André Rodrigues, do Comando de Braga, revelou que os disparos foram feitos com uma caçadeira.

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.