sicnot

Perfil

País

Mais dois casos suspeitos de botulismo

Mais dois casos suspeitos de botulismo

Além dos três casos confirmados de botulismo há mais dois doentes que podem ter sido infetados com a doença. Todos os doentes estão internados mas nenhum corre risco de vida. Só na sexta-feira deverão ser conhecidos os resultados das análises aos dois novos doentes.

Segundo a Direção-geral da Saúde, os três doentes infetados com botulismo estão a evoluir favoravelmente.

A origem destes casos está associada à ingestão de alheiras comercializadas com a marca "Origem Transmontana". Os produtos à base de carne e os queijos dessa marca, e apenas dessa marca, foram retirados do mercado.

Quase todos os anos há notificações de botulismo em Portugal. Só em 2010 não houve qualquer caso detetado pelas autoridades de saúde. O pico mais alto de notificações foi em 2000 com 31 casos declarados.

  • O que é o botulismo?
    0:59

    País

    Os produtos da marca "Origem Transmontana" que foram retirados do mercado terão causado três casos de botulismo alimentar. Em comunicado, a Direção Geral da Saúde alerta para os perigos e explica o que pode estar na origem da doença.

  • Casos de botulismo alimentar prejudicam setor do fumeiro em Trás-os-Montes
    3:02

    País

    A notícia dos três casos de botulismo alimentar, relacionados com a ingestão de alheira da marca "Origem Transmontana", está a ter consequências negativas para o setor do fumeiro de Trás-os-Montes. Há já produtores de alheiras de Mirandela que se viram confrontados com o cancelamento de encomendas porque os consumidores estão associar o nome daquela marca a todos os produtos com origem na Região transmontana.

  • Retirados do mercado produtos de carne e queijo da marca "Origem Transmontana"
    1:03

    País

    As autoridades de saúde mandaram retirar do mercado os produtos à base de carne e os queijos da marca "Origem Transmontana". A medida foi tomada depois de terem sido detetados três casos de botulismo alimentar, uma doença com sintomas digestivos e neurológicos que pode causar a morte. A reportagem é do correspondente da SIC João Faiões.

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.