sicnot

Perfil

País

PJ apreende 7,5 kgs de cocaína e desmantela laboratório perto de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 7,5 quilos de cocaína, deteve quatro pessoas e desmantelou um laboratório de extração de cocaína dissimulada em garrafas de cachaça, informou hoje a PJ.

© Carlos Jasso / Reuters

Este foi o primeiro laboratório do género descoberto e desmantelado em Portugal e, na Europa, há apenas registo da descoberta de um laboratório de características idênticas, em 2012, salienta a PJ.

Segundo a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ, o laboratório encontrava-se instalado numa moradia, localizada numa zona balnear perto de Lisboa, nela se processando a extração do cloridrato de cocaína que se encontrava dissolvido em garrafas de cachaça importadas do Brasil.

Trata-se de um processo de grande complexidade, exigindo, para além de meios técnicos adequados, especiais conhecimentos de química, tendo, pela primeira vez, sido apreendidos documentos com informação detalhada sobre o modo de efetuar tal extração, adianta a PJ.

Na operação foram apreendidos cerca de 7,5 quilos de cocaína pronta a comercializar, bem como produtos de corte, percursores, todo o equipamento necessário ao processo químico de extração do cloridrato de cocaína e a sua preparação para venda no mercado ilícito de estupefacientes, e, ainda, uma viatura topo de gama.

Estima-se que a intervenção da PJ evitou que fossem extraídos cerca de 40 a 50 quilos de cloridrato de cocaína de elevado grau de pureza, pronto a comercializar.

As investigações começaram no início de 2015, em colaboração com as autoridades brasileiras, o que permitiu localizar e desmantelar o laboratório, tendo sido detidos quatro homens, dois de nacionalidade portuguesa e dois estrangeiros.

Os quatro detidos, com idades entre os 32 e os 48 anos, foram submetidos a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Entretanto, a vertente da organização criminosa que operava no Brasil foi igualmentente desmantelada, também numa operação desencadeada esta semana pela Polícia Federal brasileira, denominada Operação Cardume.

Na Operação Cardume foram cumpridos 28 mandados de prisão, realizadas 47 buscas e apreendidos numerosos bens móveis e imóveis, bem como contas bancárias, algumas tituladas por cidadãos de nacionalidade portuguesa.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC