sicnot

Perfil

País

Sete ilhas dos Açores mantêm alerta amarelo devido à chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou hoje o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para as ilhas do grupo Ocidental e Central dos Açores por causa da chuva e trovoada.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Phil Noble / Reuters

O aviso amarelo para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) vai vigorar até às 18:00 de hoje devido às previsões de precipitação e trovoada e no caso das ilhas do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) até às 23:00.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta a recordar que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados", pelo que, "em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".

Lusa

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.