sicnot

Perfil

País

Pessoas retiradas de casa devido a fogo em Monchique

Várias pessoas estão a ser retiradas das suas casas, por precaução, na sequência do incêndio que desde o início da tarde desta quinta-feira lavra em Monchique, disse à Lusa o presidente da autarquia, Rui André.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

Em declarações à Lusa, o autarca adiantou que as pessoas, cujo número não conseguiu especificar, estão a ser retiradas "por questões de segurança", apesar de não existir, por enquanto, uma ameaça real de que o fogo atinja aquelas habitações.

De acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, a combater o fogo, que às 17:00 se mantinha ativo em três frentes, estão 174 operacionais, de todas as corporações de bombeiros da região, apoiados por cinco meios aéreos.

O incêndio deflagrou hoje ao início da tarde no sítio do Tojeiro, na freguesia de Marmelete, Monchique, numa zona de mato e eucaliptos.

Segundo Rui André, as chamas dirigem-se para várias zonas, mas os bombeiros estão a incidir o combate na zona norte, local onde existem mais habitações.

O posto de comando para a coordenação das operações está instalado junto ao autódromo internacional do Algarve.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC