sicnot

Perfil

País

Português detido por integrar rede jihadista em Espanha

Um português foi hoje detido numa operação policial espanhola e marroquina destinada a desmantelar uma rede internacional de captação de jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico, que operava sobretudo nestes dois países, anunciou a polícia espanhola.

O cidadão português é um dos dez detidos no decorrer da operação, que teve lugar em Espanha e em Marrocos.

Os 10 detidos - quatro em Espanha e seis em Marrocos - faziam parte de uma rede internacional ativa de captação, doutrinamento radical, recrutamento e apoio logístico da organização extremista DAESH [acrónimo árabe para o autodenominado Estado Islâmico], indicou em comunicado a polícia espanhola.

"Os detidos em Espanha são duas mulheres de nacionalidade marroquina e dois homens: um deles de origem marroquina com nacionalidade espanhola e o outro um muçulmano convertido, de nacionalidade portuguesa. Todos formavam parte ativa de uma rede com dimensão internacional que operava principalmente em Espanha e Marrocos", explicou a polícia espanhola.

Segundo as autoridades espanholas, "os detidos desempenhavam um papel dinâmico na radicalização e recrutamento de novos membros do DAESH, principalmente mulheres".

Os quatro detidos em território espanhol - incluindo o cidadão português - foram apanhados nas localidades de Toledo, Barcelona e Valência. A polícia espanhola não especificou onde foi detido o cidadão português, nem idade e local de origem.

A rede mantinha contacto com operacionais terroristas em zonas de combate, o que lhes "permitia dispor de dados em tempo real das circunstâncias que facilitavam ou impediam a deslocação de voluntários para engrossar as fileiras do DAESH".

Lusa

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Hospital abandonado com equipamentos dentro em Vila Franca de Xira 
    4:41

    País

    O antigo Hospital de Vila Franca de Xira, encerrado há quase cinco anos, está ao abandono ainda com parte do material de saúde, como máquinas, camas, cadeiras ou macas. A SIC teve acesso a várias imagens que mostram o estado em que os equipamentos se encontram, bem como sinais de vandalismo e de assaltos.

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC