sicnot

Perfil

País

Catorze distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

Catorze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(arquivo)

(arquivo)

XOAN REY

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Santarém, Setúbal estão sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte passando a regime de aguaceiros a partir da tarde que poderão ser forte e acompanhados de trovoada.

Estes distritos estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90/110 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso amarelo para a chuva e vento vai estar em vigor entre as 01:00 e as 18:00 de hoje.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas.

Está também previsto vento moderado de sul, soprando forte no litoral, com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora a norte do cabo Raso, e forte a muito forte, com rajadas da ordem de 100/110 quilómetros por hora nas terras altas, enfraquecendo para o final do dia.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima na região norte e descida da máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao final da manhã, e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas.

Está também previsto vento moderado de sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas da ordem de 65/70 quilómetros por hora no litoral oeste, e forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas, enfraquecendo para o final do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 20 e 23 graus Celsius, no Porto entre 18 e 20, em Viana do Castelo entre 17 e 20, em Vila Real entre 16 e 20, em Bragança entre 14 e 19, em Viseu entre 15 e 19, na Guarda entre 13 e 16, em Castelo Branco entre 16 e 20, em Santarém entre 19 e 23, em Évora entre 17 e 24, em Beja entre 20 e 24 e em Faro entre 20 e 23.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31

    Grande Reportagem SIC

    Carlos Queiroz, ex-selecionador de Portugal, dá-nos uma entrevista forte e transparente. Entrevistámo-lo no Dubai, um lugar que a investigação da SIC coloca no centro do mapa do escândalo do GES/BES. Aqui antecipamos a Grande Reportagem da próxima semana.

    Exclusivo online